• Escola Firjan SESI abre inscrições para Torneio de Robótica First Lego League

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/02/2021 15:33
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Já estão abertas as inscrição para a etapa regional da temporada Replay de 2020/2021, do Torneio de Robótica First Lego League (FLL), realizado pela Escola Firjan SESI. Até o dia 12 de março serão aceitos projetos sobre movimento, qualidade de vida e motivação. Os melhores colocados serão selecionados para a etapa nacional. A competição é aberta para estudantes de 9 a 16 anos, de escolas públicas, privadas, ONGs ou de equipe de garagem – formada por um grupo de amigos sem vínculo escolar. A competição, que propõe que estudantes criem robôs feitos com peças de Lego, receberá inscrições do Rio de Janeiro e de outros estados da Região Sudeste.

    “O Torneio de Robótica First Lego League é um programa internacional de exploração científica, projetado para fazer com que crianças e jovens se entusiasmem com ciência e tecnologia e adquiram habilidades valiosas de trabalho e de vida”, explica Simone Caires, Analista de Educação Básica da Firjan SESI, destacando ainda que, este ano, o torneio será realizado remotamente por causa da pandemia.

    Reunidos em times de dois a dez integrantes e liderados por dois técnicos adultos, os jovens têm como objetivo usar a imaginação e a criatividade para investigar problemas do dia a dia da sociedade moderna e buscar soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor. Os temas são diferentes a cada temporada: em 2018, a questão era trazer soluções físicas ou psicológicas para as pessoas que estão no espaço; em 2019, a proposta era para cidades inteligentes: pensar numa solução para amenizar problemas das grandes cidades, ambientais econômicos ou sociais.

    O Torneio Internacional de Robótica envolve quatro categorias de avaliação: Core Values, Design do Robô, Desafio Robô (arena) e Projeto de Inovação.

    O Projeto de Inovação é o momento da pesquisa científica, de trazer uma solução para o desafio da temporada. O grupo identifica um problema para resolver; cria uma solução para o problema da sua comunidade; compartilha suas ideias, aprende com outras pessoas e melhora a solução proposta a ser apresentada em um evento.

    O Core Values usa o trabalho em equipe e a descoberta para conhecer melhor o desafio, através de ideias originais para o robô, mostrando como a equipe e suas soluções terão impacto e inclusão.

    O Design do Robô compreende o tipo de montagem que a equipe fez, a mecânica do robô e a programação realizada para resolver as missões do Desafio do Robô. É preciso também explicar o que o robô vai fazer com base no código escrito.

    Desafio Robô (arena): onde a equipe vai colocar o robô em funcionamento para realizar as missões, além de projetar todos os acessórios que o robô utiliza nessas missões.

    O Torneio Regional da FLL Replay está marcado para os dias 7 e 8 de maio e a etapa nacional está prevista para acontecer entre 28 e 30 de maio. Exclusivamente para a temporada deste ano, os integrantes da equipe precisam ter feito 16 anos até 01/01/2021. As inscrições dos grupos para o torneio remoto de robótica, que podem ser realizadas pelo http://www.portaldaindustria.com.br/sesi/canais/torneio-de-robotica/first-lego-league-brasil/#modal-temporada, são gratuitas e podem ser feitas por técnicos ou professores que tenham mais de 18 anos.

    Últimas