• Escola da Mosela ganha sala de leitura com mais de mil livros

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  • 24/10/2019 08:55

    O projeto Prazer de Ler, do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, inaugura nesta sexta-feira (25), às 10h30, uma Sala de Leitura na Escola São Judas Tadeu, na Mosela, com o apoio no Ministério da Cidadania e da Prefeitura de Petrópolis. A iniciativa fará uma homenagem ao escritor Fernando Sabino.

    O acervo de cada Sala de Leitura é composto por 1 mil livros, abrangendo diversas faixas etárias e áreas de interesse, como Literatura Brasileira, Literatura Estrangeira, Literatura Infanto juvenil, Ciências Sociais, História, Desenvolvimento Pessoal, Artes e Filosofia.

    “Além de incentivar a leitura – com a disponibilização de um acervo de qualidade para crianças, jovens e adultos que normalmente não têm acesso ao livro –, o projeto busca promover a integração do binômio escola-comunidade. Implantado prioritariamente em instituições educacionais, tem como objetivo principal fortalecer os laços de cooperação com a escola e fomentar polos culturais nas comunidades contempladas. Também beneficia associações de moradores, centros culturais, ONGs, hospitais, unidades do sistema prisional, entre outras entidades públicas e sem fins lucrativos, comprometidas em perpetuar a operacionalização das salas por todo o país”, disse a idealizadora Cristina Oldemburg, presidente do Instituto.

    “Para nós, receber um projeto de vulto nacional é ganhar notoriedade e qualidade literária para os nossos alunos e comunidade. Esperamos receber a comunidade tanto quanto nossos alunos com frequência diária para que repertoriem seus conhecimentos literários e alimentem suas vidas acadêmicas”, acrescenta a diretora da Escola São Judas Tadeu, Samea Ázara.  

    Para contextualizar a abertura da Sala de Leitura e conhecer melhor o homenageado, todas as turmas trabalharam durante o terceiro bimestre a vida e a obra de Fernando Sabino, culminando com uma exposição literária que iniciou no dia 11 de outubro e terminará no dia 25 de outubro, data da inauguração da sala de leitura.

    Na escola, o funcionamento do espaço será diário e feito pelas mães dos alunos, com a participação e acompanhamento da equipe gestora, sendo das 8h às 11h30 pela manhã e das 14h às 16h à tarde.

    “O incentivo à leitura é essencial para o rendimento pedagógico das crianças e jovens, por isso, mais uma sala de leitura na rede municipal de Educação é um presente. Agradeço ao Instituto Oldemburg por mais essa iniciativa que fará toda a diferença na Escola São Judas Tadeu”, colocou Marcia Palma, secretária de Educação do município.

    Em 2019, O Instituto Oldemburg de Desenvolvimento lançou 12 bibliotecas comunitárias, nos estados do Rio de Janeiro, em Petrópolis; de Goiás, nos municípios de Caçu e Itarumã; e no estado de Santa Catarina, nos municípios de Cerro Negro, São José do Cerrito e Vargem. Até o final deste ano, serão 872 salas de leitura espalhadas pelo país. A iniciativa conta com a parceria com o Ministério da Cidadania e com o patrocínio da CTG Brasil.

    Salas de Leitura

    Em 2003, o Sala de Leitura saiu do papel para ganhar projeção nacional. O que começou como uma doação de livros evoluiu para uma série de ações de mobilização social, engajamento de gestores públicos e capacitação de agentes de leitura. Hoje, com mais de 800 espaços de leitura implantados no Brasil, o Instituto Oldemburg de Desenvolvimento tem mais de 4.600 instituições cadastradas formalmente, com cartas de solicitação para receberem as bibliotecas. Mais de 20 grandes empresas já patrocinaram a entrega de salas de leitura, e acima de 200 órgãos públicos, envolvidos na identificação de oportunidades para doação de acervo, apoiam a implantação do projeto.

    A fim de aproximar o público da literatura brasileira, as salas de leitura homenageiam autores nacionais. Este ano, o escritor prestigiado é Fernando Sabino, pelos 40 anos de sua obra “O Grande Mentecapto”.

    O projeto Sala de Leitura qualifica a mão de obra local para atuar nas bibliotecas, por meio de estratégias pedagógicas pontuais. A primeira delas é o Workshop Motivacional de Gestores Públicos, voltado para as instituições contempladas. A segunda é a

    Capacitação de Agentes de Leitura, na qual, representantes da instituição e da comunidade são capacitados para atuarem como agentes de leitura indicados pelos gestores públicos. A terceira ação são as Vivências Literárias, uma estratégia que visa a motivar a instituição receptora a planejar e realizar ações focadas na vida e na obra do autor homenageado.  Por fim, a quarta estratégia é a Publicação do “Manual do Facilitador da Sala de Leitura” – material a ser utilizado no dia a dia do projeto.

    Sobre o Instituto Oldemburg

    Em 2003, Cristina Oldemburg criou o Instituto Oldemburg de Desenvolvimento (IOD), por meio do qual desenvolve o projeto Leitura Para Todos / Sala de Leitura, que implementou salas de leitura em 24 estados brasileiros, beneficiando instituições como escolas públicas, associações de bairro, hospitais, presídios e outras entidades, permitindo que estas tenham acervos próprios, abertos à comunidade local, com obras nacionais e estrangeiras de diferentes áreas de interesse.

    É uma entidade sem fins lucrativos, que nasceu com o objetivo de planejar e executar projetos socioculturais capazes de transformar positivamente a realidade em que vive uma grande parcela da população brasileira, a partir do acesso à educação e ao conhecimento.

    O IOD tem como meta pensar o homem em suas potencialidades de crescimento pessoal e profissional, incentivando jovens colaboradores a formação de um comportamento empreendedor e estimulando empresas a participarem de ações efetivas que possam ajudar a construir, diariamente, os alicerces da cidadania em nosso país.

    Em outubro de 2007, foi conferida pelo Ministério da Justiça a qualificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) ao Instituto.

     

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