• Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/mar 04:21

    O outono de 2025 começou ontem, às 6h02, estação com temperaturas mais amenas e poucas chuvas. Podemos respirar aliviados sem previsão de temporais? Na véspera da troca da estação, as chuvas de março fechando o verão assustaram na quarta-feira e permaneceram teimosas ontem o dia todo, típico clima petropolitano. A tendência, até virar abril, é de dias de sol, temperatura abaixo de 27°C e chuvas eventuais nas tardes.

    Mais do mesmo

    O temporal de quarta nos trouxe de volta os alagamentos em muitas partes da cidade, até à Posse, fruto de bueiros entupidos e falta de escoamento. Montecaseros, Floriano Peixoto, Alto da Serra, Corrêas e tantos outros pontos, tiveram áreas alagamento. A Rua dos Ferroviários, Morro da Oficina, epicentro da tragédia de 2022, teve, mais uma vez, inundação com lama, muita lama.

    Nove meses apenas

    Se escapamos, sem vítimas e prejuízos, das chuvas de verão, fica a reflexão: a síndrome do céu azul – cenário que deve se repetir até o final do inverno – nos deixará esquecer da prevenção? Se tivesse ocorrido temporais, estaríamos preparados? Nos nove meses seguintes, que nos distanciam do próximo verão, teremos, finalmente, o radar banda x, a conclusão do extravasor do Quissamã, mais contenção de encostas e casas para quem vive em áreas de risco?

    A médium Ângela Coutinho está lançando o livro Questionando os Processos Kármicos, psicografado pelo espírito Henrique Karroiz. O evento segunda, às 19h, no GCE – Grupo de Comunicação Espiritual, no Valparaíso, promete abordar reflexões sobre escolhas de vida e planejamento espiritual.

    Páscoa da APPO

    A Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, a APPO, iniciou uma campanha de arrecadação de itens para a Cesta de Páscoa, destinada a 60 famílias em vulnerabilidade social. A ação oferece acolhimento e alegria aos pacientes oncológicos atendidos pela instituição. As doações podem ser entregues na Casa de Apoio, Rua Visconde da Penha, 72, no Centro, ou via PIX usando a chave appo@appo.org.br, mencionando “PASCOA” no comprovante. A participação da comunidade é essencial para o sucesso da campanha.

    Dengue

    Quem aqui conhece alguém que teve dengue recentemente, levanta a mão! Pois é. Todo mundo sabe de um caso. Mas, segundo o levantamento da Secretaria estadual de Saúde, aqui a situação é de rotina. Mesmo assim moradores do Loteamento Samambaia e do Morro da Glória, vem relatando mais casos nas redes sociais, inclusive de dengue hemorrágica.

    Insatisfação

    Sobre os idosos entrarem pela porta da frente dos ônibus, portaria baixada pela CPTrans que entram em vigor domingo: como ficam os motoristas? Porque além de dirigir, fechar e abrir portas, fazer o troco eles ainda terão de controlar os idosos entrando pela porta da frente? Podem perguntar pra qualquer motorista o que eles acham e a insatisfação é unânime.

    Mas já atrasou?

    E o relatório mensal que a CPTrans prometeu apresentar mostrando a operação das empresas de ônibus incluindo quebras e viagens não realizadas? Só saiu o de janeiro com mais de duas mil viagens que deixaram de ser feitas. O de fevereiro era para ter sido divulgado dia 10 e até agora, nada.

    Fábio Borges de Oliveira, diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) participa até domingo do evento “Oracle Connect & Nvidia GTC 2025”. Realizado em San José, Califórnia, nos Estados Unidos. O encontro tem como objetivo fortalecer a colaboração internacional, promover diálogos estratégicos com especialistas em Computação de Alto Desempenho e Inteligência Artificial, além de possibilitar visitas a universidades e centros de inovação de destaque na região.

    Violência

    E teve mais um telecath no Terminal Centro. A confusão teria começado depois que um homem tentou agredir um motorista. Um Guarda Civil tentou contornar, mas ele estava sozinho, aparentemente sem nem um cassetete. Mas, aí a gente fica pensando: o ônibus de monitoramento da Guarda colocado ali está servindo pra quê?

    Contagem II

    Petrópolis está há 1 ano e 310 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas