Ervas, plantas e temperos – Baunilha

  • 19/03/2017 07:00

    Nativa e abundante do Sul do México, a Baunilha, cujo o nome científico é Vanilla Planifólia, é uma trepadeira que pertencente à família das orquídeas, sendo uma das iguarias mais caras do mundo. Pode ser conduzida naturalmente quando está plantada próxima à árvores ou por meio de apoios como varais baixos, facilitando a colheita.

    A essência de baunilha é extraída dos frutos das flores da orquídea da Baunilha, e é do interior da fava que saem os minúsculos grãos que exalam um cheiro perfumado, doce e delicado.

    Um diferencial da baunilha é o fato de ser aromatizante e conservante natural, e nesse sentido é largamente usada na culinária, em sorvetes, chocolates, bebidas e confeitaria. 

    A produção do extrato de baunilha é um processo trabalhoso e de alto custo. Em detrimento disso, a indústria se apropriou da produção artificial dessa essência através de liquores de sulfito, derivados do processamento da polpa de madeira para a fabricação de papel. Vale lembrar que com uma muda de baunilha no quintal é possível obter naturalmente uma das especiarias mais valiosas do mundo!



    Últimas