• Equipe petropolitana ganha título em competição com robôs de combate

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/08/2023 19:24
    Por Maria Júlia Souza, especial para a Tribuna

    A equipe petropolitana Imperial Botz participou, entre os dias 26 e 30 de julho, da competição nacional de robótica, disputada por engenheiros e pelas principais universidades privadas e federais do país. O evento, que aconteceu na cidade paulista de Santana, reuniu 1.354 pessoas e 540 robôs em diversas categorias. Na ocasião, a equipe recebeu o 1º lugar na Categoria Featherweight (para robôs de 13.6 kg) e o 3º lugar na Categoria Hobbyweight (para robôs de 5.4 kg).

    “Essas competições são realizadas com o objetivo de fomentar o estudo de novos dispositivos, incentivar a criatividade, desenvolver a liderança e o trabalho em equipe. Nos EUA, disputas entre robôs já são consideradas um esporte, com diversas modalidades, possuindo até um reality show chamado Battlebots, que a nossa equipe pretende participar, com um robô chamado ‘Red Fury’ de 110kg que possui um lança chamas.” disse o capitão da Imperial Botz, Marcos Marzano.

    Apesar da competição ser de nível nacional, participaram do evento brasileiros e estrangeiros que vieram não só para prestigiar, mas também para competir, devido ao alto nível dos robôs brasileiros. Dentre eles, está Ray Billings, criador do famoso robô de 110 kg Tombstone, que participa do reality show Battlebots. O robô “Sei Não” da equipe Imperial Botz, competiu com Ray na categoria Featherweight – robôs de combate de até 13.6 Kg – saindo vitorioso da disputa.

    Participaram do evento equipes privadas de engenheiros formados, professores “pardais” e amantes de tecnologia, além de equipes de universidades privadas e federais, como a PUC-RIO, UFRJ, Universidade Federal de Itajubá, Instituto Mauá de Tecnologia, USP, Escola Politécnica da USP, CEFET-MG, Universidade do Estado de Santa Catarina e Instituto Federal Fluminense.

    Últimas