Equipe Mona Maria, de Petrópolis, recebe o Troféu Mosquetão de Ouro, considerado o Oscar do montanhismo brasileiro
O último sábado (20) foi de grande emoção para a equipe Mona Maria, de Petrópolis. A data foi marcada pela vitória na categoria Montanhismo e Ação Local do troféu Mosquetão de Ouro, considerado o Oscar do montanhismo brasileiro.
Inspirado no famoso Piolet D´or, o prêmio é uma homenagem aos praticantes das diversas modalidades do montanhismo e também a quem se dedica a projetos relacionados ao meio, além de veteranos que tiveram protagonismo no passado e que são homenageados. O Prêmio é dividido em categorias, que foram evoluindo ano após ano.
A equipe do Mona Maria é composta por Julian Kronenberger, Bernardo Eckhardt, Hugo de Castro, e ainda conta com o deputado estadual Carlos Minc com sua equipe e alguns servidores do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), entre eles, Eduardo Pinheiro. A equipe foi composta pela iniciativa de Julian, Bernardo e Hugo, três montanhistas apaixonados pela natureza e montanhas da serra petropolitana.
Para Julian, ganhar esse troféu significou a recompensa e o reconhecimento do trabalho árduo que ele e a equipe têm realizado por anos. “A criação da Unidade de Conservação Mona Maria Comprida é, sim, um sonho que virou realidade”, diz.
Equipe Mona Maria
Em 2016, o trio iniciou os trabalhos para converter o território da Serra da Maria Comprida e arredores em uma Unidade de Conservação. Em 2017, foi feito uma apresentação do projeto da criação dessa unidade de conservação no CEB (Centro Excursionista Brasileiro). O objetivo do trio era envolver a opinião pública. Na época, foi feito uma minuta de decreto para a criação de um Parque Estadual que foi protocolado na Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, mas o projeto não obteve êxito.
Em 2020, o trio alçou novos voos e conseguiu novas parcerias para esse projeto que passou a ser chamado Mona Maria. Neste ano, foi feito uma outra proposta entregue ao gabinete do Deputado Carlos Minc.
Após o aumento na equipe, um dos objetivos era criar o Monumento Natural Estadual da Serra da Maria Comprida, com quase 8.000 km², o equivalente a 10% do município de Petrópolis, em área que já possui aproximadamente mais de 80% de restrições legais. Outro objetivo era fortalecer a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e o Mosaico Corredor Central, que protege uma área extremamente relevante para a conservação.
A equipe produziu o Projeto de Lei nº 3209/2020 e um estudo técnico que teve por finalidade atender ao § 2º do Artigo 22 da Lei Federal 9985 de 18 de julho de 2000, fornecendo as informações necessárias às instâncias da Assembleia Legislativa, ao Inea, Prefeitura de Petrópolis e a sociedade sobre a importância ambiental, social e econômica para a implementação do Monumento Natural Estadual da Serra da Maria Comprida.
Em 2022, a PL foi pautada na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) para votação e foi aprovada por unanimidade. No entanto, em março, o governador Cláudio Castro vetou totalmente a PL.
Em junho, nova reviravolta: também por unanimidade, foi derrubado o veto e sancionada a Lei Estadual nº 9756 em 1º de julho de 2022 no Diário Oficial, que cria o Monumento Natural da Serra da Maria Comprida (MONASMC) com 7.803,69 hectares, no município de Petrópolis.
De acordo com Julian, a nova Unidade de Conservação tem por alguns objetivos: valorizar a beleza cênica e a geodiversidade da região protegendo os afloramentos rochosos, as montanhas, picos e cumes, em especial, a montanha Maria Comprida; preservar remanescentes de Mata Atlântica; manter córregos e cachoeiras com águas límpidas; garantir a estabilidade de encostas e de áreas suscetíveis a deslizamentos; ampliar o conhecimento da sociedade sobre os serviços ecossistêmicos e seus benefícios; dentre outros.
Prêmio Mosquetão de Ouro
O Prêmio Mosquetão de Ouro foi criado pela Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME) no ano de 2015, e mesmo tendo pouco tempo desde sua criação, emplacou e empolgou bastante gente, gerando torcidas durante as votações.
O Prêmio é nacional e o Rio de Janeiro está na lista dos estados que mais venceram o prêmio. Além dele, São Paulo e Paraná também fazem parte da lista dos estados brasileiros mais protagonistas.