• Equipe liderada por petropolitana garante 1º lugar à UERJ nas Olimpíadas Jurídicas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/10/2020 11:35

    Aos 24 anos, a Petropolitana Maria Augusta Henriques Dias comemora a conquista de estar no time vencedor da Competição Nacional de Conhecimento Jurídico da Academia Brasileira de Direito Civil. A disputa, que foi realizada no fim de outubro, trouxe medalha de outro para a Universidade Estadual do Rio de Janeiro. A instituição venceu outras onze faculdades do Brasil, em provas de juri, parecer jurídico e elaboração de projeto de lei. 

    O grande desafio, segundo a estudante, foi conseguir se preparar de forma remota, já que a pandemia limitou o acesso. Maria Augusta foi líder do grupo e, desde janeiro, já estava na correria para tentar garantir o título.

    “A Uerj era tetracampeã, então não queríamos perder o título. Foi bem difícil fazer os treinos online esse ano, com picos de luz, internet caindo e até porque algumas das provas, como Sustentação Oral para Corpo de jurados (tribunal do Júri), é uma prova muito de expressão corporal, mas deu tudo certo e conseguimos medalhas em todas as modalidades, consagrando o pentacampeonato da universidade”, diz. 

    Segundo a jovem, o desafio exigiu ampla dedicação, já que o direito civil é uma modalidade com mais amplitude dentro da área jurídica. “Fomos treinados pelo desembargador do TRF 2, que é o Professor Guilherme Nogueira da Gama Calmon. Ele trouxe orientações e serviu como uma mega inspiração. Esse ano, ainda tivemos uma coaching, que é ex-aluna da UERJ e faz mestrado atualmente. A Camila Ferrão, que é essa coach, ajudou muito neste processo também. Foram muitas reuniões por internet, Zoom, WhatsApp, chamadas de vídeos, treinos madrugada a dentro, mas valeu a pena”, explica. 

    Responsável pela prova de juri, que fez em dupla, Maria abriu as portas de seu apartamento para que a companheira de competição fizesse a prova ao seu lado. “Seria muito difícil fazermos as duas de forma online. É igual aqueles juris de filme internacional. Tem que ter os argumentos corretos e precisávamos fazer isso da melhor forma. Ela veio fazer a competição aqui comigo e ficou por uma semana. Passamos juntas várias etapas e ganhamos medalha de prata. Conseguimos ainda ouro no parecer jurídico e bronze na elaboração do projeto de lei. Tudo isso deu para a gente a classificação de primeiro lugar geral na competição”, finaliza.

    Últimas