• Equipe do Cefet/RJ Petrópolis compete na final brasileira da Maratona de Programação na próxima semana 

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/03/2023 09:21
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    De 16 a 18 de março, o Cefet/RJ Petrópolis vai representar a cidade imperial na final brasileira da Maratona de Programação. O time “Crias do Douglas” – formado por Eduardo Gomes, Mateus Garcia e Roger Passos, estudantes do curso de Engenharia de Computação da unidade – se classificou para a final em outubro de 2022, quando foi realizada a etapa regional. A colocação da equipe naquela fase garantiu que o Cefet/RJ ficasse entre as quatro melhores instituições do estado.   

    O evento, considerado a principal competição de programação do país, acontecerá em Campo Grande (MS). Organizada anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a Maratona é voltada para alunos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins. Os times são compostos por três estudantes, que buscam resolver problemas sob pressão durante cinco horas, usando conhecimentos de programação e algoritmos. 

    Cefet/RJ Petrópolis e a Maratona de Programação 

    “A expectativa é boa. A gente quer sempre melhorar o desempenho do ano anterior. Estamos ansiosos para competir e repetir o evento, onde a gente acaba conhecendo muita gente e trocando experiências”, afirmou Roger Passos. Esta é a terceira participação consecutiva do Cefet/RJ Petrópolis na final da Maratona, a terceira de Roger e Mateus Garcia, e a segunda de Eduardo Gomes. Ao todo, 556 equipes de 170 instituições brasileiras competiram na primeira etapa, que selecionou cerca de 60 vagas para a etapa final.  

    A equipe do Cefet/RJ Petrópolis vem participando de simulados on-line e se preparando para a competição de forma mais assídua nos últimos dias. O nome registrado pelo trio na Maratona – “Crias do Douglas” – é uma homenagem ao então professor do Cefet/RJ Petrópolis Douglas Cardoso, que coordenou por cinco anos o Grupo de Treinamento para Competições de Programação (GTComP) da instituição, iniciativa que estimulou a participação de diversos alunos e focou na capacitação das equipes para a Maratona.  

    O diretor do Cefet/RJ Petrópolis, Felipe Henriques, destacou a importância de todo processo de estudo e treinamento envolvido para que os alunos finalistas atingissem um nível elevado de maturidade e competitividade. “Com certeza, a alta qualificação do nosso corpo docente, assim como seu comprometimento com o Grupo de Treinamento (GTComP), faz toda a diferença. Cumpre destacar a importância do professor Douglas Cardoso, que tanto se dedicou a este projeto. A homenagem registrada no nome da equipe mostra isso”, enfatizou Felipe.  

    A participação do time do Cefet/RJ Petrópolis na final brasileira da Maratona de Programação deve-se também ao apoio financeiro do Serratec (Parque Tecnológico da Região Serrana), que já havia viabilizado a viagem dos estudantes para a final brasileira em Gramado (RS) em 2022 e que reforçou novamente seu apoio em 2023.  

    Guilherme da Motta Alves, presidente do Serratec, ressaltou que garantir a participação dos finalistas está em concordância com os pilares estruturantes da instituição: “Nós do Serratec, como Parque de Tecnologia da Região, nos vimos envolvidos e na obrigação de promover essa ida dos alunos do Cefet/RJ.  É mais uma oportunidade que eles têm de levar o nome de Petrópolis a uma competição de importância nacional. O propósito do Serratec é desenvolver pessoas e a Região Serrana do Rio. Nós acreditamos muito nos talentos e no potencial das pessoas que vivem aqui”. 

    Últimas