Equipamentos do supercomputador Santos Dumont chegam a Petrópolis nesta terça
Transporte dos equipamentos pode causar retenção na BR-040
O supercomputador Santos Dumont, instalado no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) em Petrópolis (RJ), desde 2015, passará por um processo de atualização ainda em 2024. A modernização é fruto de uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Petrobras, com equipamentos desenvolvidos pela empresa Eviden, do Grupo Atos, especializados em computação avançada. Os novos componentes, pesando mais de 20 toneladas, chegam a Petrópolis nesta terça-feira (12).
Devido ao transporte dos novos equipamentos para o Supercomputador, que sairão do RIOgaleão Cargas, no Rio de Janeiro, em direção ao LNCC, a BR-040 pode registrar retenção de tráfego, no período da manhã.
Leia também: Supercomputador Santos Dumont terá capacidade aumentada ainda neste ano
A B&A Logística Internacional será responsável pela operação, que envolve o transporte de cerca de 20 toneladas de equipamentos. O comboio será composto por três caminhões pneumáticos, três carros de escolta e dois veículos de apoio para empilhadeiras, com saída programada do RIOgaleão Cargas às 8h e chegada prevista ao LNCC até 12h.
A velocidade máxima do comboio será de 60 km/h. No entanto, para minimizar o impacto no tráfego, será permitida a ultrapassagem, pois cada caminhão contará com escolta individual.