• Equipamentos de caça são apreendidos e pássaros são resgatados pela 5ª UPAm em Nova Friburgo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/mar 19:16
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Nesta quinta-feira (14), uma denúncia feita ao Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado ao Meio Ambiente, sobre caça ilegal de animais, levou policiais militares do Comando de Polícia Ambiental ao município de Nova Friburgo, onde foram apreendidas armadilhas, armas utilizadas para caça, além de 11 pássaros da fauna silvestre brasileira que eram mantidos em cativeiro.

    Os policiais lotados na Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) do Parque Estadual dos Três Picos, responsáveis pela averiguação das informações, procederam à zona rural da cidade, na região conhecida como Estrada de Baixo da Fazenda Rio Grande, onde, de acordo com a denúncia, residia um homem que instalava redes e outras armadilhas para captura de pássaros.

    Chegando ao local, os agentes da 5ª UPAm puderam observar diversas gaiolas penduradas no quintal da casa, com armadilhas próximas. Uma pessoa que estava na residência, ao ser questionada, informou desconhecer as licenças necessárias para manter pássaros em cativeiro, já que as aves pertenciam ao seu companheiro, que não se encontrava no endereço. Os policiais a informaram sobre a denúncia de caça e a mesma afirmou aos agentes que havia uma caixa contendo alguns equipamentos de caça que não eram mais utilizados, devido a idade do marido.

    Ao todo, foram apreendidos cinco coleiros, seis azulões, oito redes de pesca, quatro apitos de caça, três armadilhas de captura, sete trabucos e 11 gaiolas. Todos os materiais foram recolhidos e encaminhados à 151ª DP (Nova Friburgo) para o registro de ocorrência.

    Como denunciar

    Para denunciar crimes ambientais, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 ou para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo app “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia ou ainda pela FanPage do Linha Verde no Facebook.

    Últimas