Enxadrista petropolitano ganha prêmio de mestre internacional
Que o sucesso do xadrez petropolitano vem desde os tempos do Império, todos sabiam. Recentemente, a tradição da modalidade foi reforçada após um petropolitano garantir um prêmio em que todos os praticantes cobiçam: o de ser reconhecido como um mestre internacional.
A honraria foi dada a Pedro Alcântara de Mello, de 62 anos, que conquistou o título reconhecido pela Federação Internacional do esporte. O petropolitano passou a jogar pela internet e se associou ao “Sistema Arena” – em que enfrenta adversários numa área virtual. Esse sistema é usado em todos os continentes.
O título de Mestre Internacional foi conquistado há quase um mês, após sucessivos bons resultados conquistados pelo jogador da Cidade Imperial, que aproveitou a comodidade de enfrentar adversários de diferentes níveis através de um computador. Ele foi alvo de elogios de seu mentor, Eduardo Jesus, outro veterano craque dos tabuleiros.
“Eu fui professor do Pedro Alcântara em 1976 e estivemos juntos durante três anos. Desde cedo, sempre mostrou um incrível talento para o xadrez e, desde então, evoluiu o bastante para se tornar hoje um Mestre Internacional. É um motivo de orgulho para todos nós”, ressaltou Jesus.
Pedro Alcântara de Mello se une a nomes memoráveis do xadrez petropolitano, como os de José Jorge Carvalho e Luís Mário Mattos como referência de um esporte que sobrevive a tudo no município. O Clube de Xadrez de Petrópolis, por exemplo, perdeu sua sede há quatro anos e vem tentando encontrar um novo ponto desde então.
Leia também: Reformas no estádio Atílio Marotti podem começar na semana que vem