• Entre compras e doações, 1,2 milhão de luvas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/07/2020 00:01

    Compras & doações

    A prefeitura disse à Tribuna – depois de insistentes pedidos – que as duas carretas que chegaram à cidade dia 26 de março, anúncio do próprio governo, tinham  entre outros artigos, 1,2 milhão de luvas e 7,5 mil máscaras N-95, equipamentos de proteção individual para os servidores. Era o início da pandemia e nada estava disponível no portal da transparência, conforme a lei.  O material, segundo a prefeitura, foi doado e comprado pela administração.

    Boa alma

    Aí fomos lá conferir no portal que agora tenha informações: no período foram compradas, pela Saúde, 880 mil luvas. Se chegaram 1,2 milhão, dá um saldo de 320 mil delas que seriam doação. Já em máscaras N-95, a prefeitura iria comprar 8 mil unidades, porém as compras foram anuladas na seqüência. Mesmo assim, nas tais carretas, teriam vindo 7,5 mil unidades. Queríamos saber qual a boa alma ou se foi governo federal ou estadual que nos doou 7,5 mil máscaras e 320 mil luvas. Pelo menos para agradecer.

    Ainda falta, gente!

    Ministérios públicos estadual e federal também ficaram curiosos com as compras da Covid-19 e pediram as notas fiscais de tudo o que foi comprado pela prefeitura. Partisans acham que poderiam pedir também os recibos de entrega…

    99%

    Segundo o vereador Márcio Arruda, o secretário de Administração, Marcus von Seehausen, é 85% do governo Bernardo Rossi. Agora que emplacou o filho, João Antonius, como presidente do Inpas, o número subiu. Seehausen já é 99% da gestão Bernardo Rossi.

    À luz do dia

    Sexta-feira, na hora do almoço, topo pimpão, o vereador Paulo Igor, passeava lá pelo Vale dos Esquilos. Coincidentemente, perto de uma obra do campinho do bairro.  Partisans lá do Vale dos Esquilos deduraram pra gente e com a seguinte observação: “publica aí porque foi à luz do dia”.

    O Egito é aqui

    E tem gente que ficou espantada com o fato de o Iphan ter pedido um laudo arqueológico da obra do Palácio de Cristal.  Faz todo o sentido, gente! Vocês já viram o tamanho dos buracos no jardim?  Falta pouco pra encontrar uma múmia ali.

    O corpo de Wilson Witzel nem esfriou e o vice, Cláudio de Castro, já faz pose de governador. Veio conhecer a buraqueir, ops, quer dizer, a obra do Palácio de Cristal. Para terminar a intervenção prometeu dinheiro… do governo federal! Aqui na foto, Castro com o prefeito Bernardo Rossi e o secretário de Turismo, Marcelo Valente, tentando não cair nos buracos.

    E o outro Marcelo?

    Marcelo Fiorini, agora secretário de Meio Ambiente, foi à Brasília semana passada desenrolar a questão da BR-040 com deputados federais. Mas, e o outro Marcelo, o Soares? Ele agora é o titular do Desenvolvimento Econômico. Não tinha que ter ido?

    Evaporou

    E o governo federal, você conferiu aqui nas páginas da Tribuna, anunciou mais uma aporte de R$ 12 bilhões ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, o Pronampe. Na primeira etapa foram R$ 15,9 bilhões, mas os recursos acabaram e muito empresário nem conseguiu ver a sombra do dinheiro. Parece que a verba vai evaporando no caminho. E algumas empresas conseguiram apenas 5% do que tinham direito. E olha que o dinheiro não é dado, não. É empréstimo, depois tem que pagar.

    Ué?

    O Setranspetro está denunciando transporte irregular de passageiros. Mas, queria o que, gente? Terminais e filas lotadas, ônibus cheios e redução de horários. Isso agravado pelo risco de contato entre as pessoas por causa da pandemia. Pessoal tem que se virar como pode.

    Estratégia

    Tem gente que acredita que a eternidade que a prefeitura está levando para permitir que as famílias ocupem os 766 apartamentos do Vicenzo Rivetti tem a ver com a pandemia, mas também tem a ver com uma estratégia. Serão 4 mil pessoas de uma vez só em novo endereço. Vai ter reclamações no bairro e também pode ter dos próprios ocupantes dos apartamentos. Assim, deixa mais pra frente, perto das eleições, e tem menos chiadeira, pessoal ainda vai estar empolgado…

    Turismo

    O vereador Marcio Arruda, munido de números sobre a queda nos casos da Covid-19 em todo o estado, sugere que a prefeitura permita o acesso de ônibus de turismo à cidade. Com 70% de sua capacidade, com todos usando máscara e álcool gel.

     

     

     

    Casal de corredores, Nonô Xavier e sua Verinha completaram 56 anos de casados. Foram no sábado lembrar a data na Igreja de Santo Antônio onde disseram o sim em 1964. 

    Últimas