• Entidade propõe instalação de grade na área externa do Theatro D. Pedro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/07/2019 11:00

    Fechado há cerca de cinco meses, o Theatro Dom Pedro recebeu ontem um abraço simbólico de artistas e incentivadores da cultura municipal. Segundo a Sociedade de Amigos do Theatro D. Pedro (SATHE), que organizou o ato, além de celebrar a aprovação das obras do prédio – que devem ocorrer ainda no segundo semestre deste ano – um dos principais objetivos da manifestação foi pedir à Prefeitura celeridade no processo de restauração. O serviço vai custar R$ 1.686.000,00. 

    O ato reuniu cerca de 25 pessoas e durou pouco mais de 30 minutos. Artistas e membros da comunidade de Petrópolis também se juntaram à causa e participaram da manifestação. Além do abraço simbólico, houve também a declamação de uma poesia para abrilhantar a reunião e comemorar o início do ‘renascimento’ do Theatro D. Pedro. 

    Leia também: Obras de restauração deixarão o Theatro D. Pedro fechado

    “Se houver mesmo as tais obras que aguardamos, esperamos que este sonho seja consolidado com a participação dos artistas de nossa cidade. Esperamos também que a obra contemple o anexo do prédio, que fica na parte de trás e tem três andares. É um espaço que poderia ser facilmente utilizado para cursos e oficinas à comunidade e aos jovens – além das apresentações e ensaios, claro. Esperamos que este espaço dinamize nossa cultura e que seja a casa dos artistas e do povo petropolitano”, declarou a artista Pita Cavalcante, representante do grupo de teatro ‘Pessoal Aí’. 

    O arquiteto Luciano Cavalcanti de Albuquerque, que é o presidente da SATHE – que existe há dois meses –, disse que o ato é o ‘pontapé inicial’ de vários apoios e ações que a entidade pretende realizar. “O abraço é em prol do teatro, que ficou fechado por muito tempo. Ficamos muito satisfeitos com o resultado da licitação, e o abraço é quase uma festa. Estamos comemorando esse resultado. A criação da SATHE tem o objetivo de ajudar o poder público na administração do teatro. Podemos facilitar muita coisa, sem burocracia, desde pequenas ações a grandes projetos. Uma das nossas pretensões é conseguir a autorização do Iphan e Inepac nos próximos meses para que possa ser colocada uma grade em volta do prédio, para, assim evitar casos de vandalismo”, apontou. 

    A empresa Studio G foi a escolhida como responsável para realizar a obra. No projeto está previsto a revitalização da infraestrutura do prédio histórico; a revisão das instalações elétricas; a recuperação do sistema de ar-condicionado; adequação para acessibilidade; conserto de infiltrações; implantação de um sistema de prevenção e combate a incêndio e pânico; etc. O Theatro Dom Pedro foi construído em 1933 e há 16 anos não passa por uma grande reforma 

    Últimas