• Entenda, passo a passo, como obter a sua carteira de habilitação digital

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/05/2018 18:08

    A CNH digital, a versão para smartphones do documento nacional de habilitação, já está disponível para o Estado do Rio de Janeiro (para o resto do país, a CNH Digital vai entrar em vigor no dia 1º de julho). Criado em 30 de janeiro deste ano, pela Deliberação 167, do Conselho Nacional de Trânsito, o documento permite que se tenha maior mobilidade (já que estará no smartphone do usuário) e mais segurança (pois os dados serão criptografados, assegurando a sua autenticidade).

    A novidade também fará com que os motoristas não sejam multados por estar sem a carteira tradicional e terá a mesma validade jurídica do documento em papel, que continuará sendo emitido. Veja como obter a CNH Digital abaixo.

    Passo a passo

    1 – O motorista deve solicitar uma nova CNH ou uma segunda via do documento com QR Code (QR code scanner, em inglês), que permitirá o acesso instantâneo aos dados do condutor, e atualizar telefone e e-mail nos postos de habilitação do Detran. Não há necessidade de agendamento. Quem já tiver a CNH com QR code só precisa atualizar seus dados nos postos.

    2 – Será solicitado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) que o usuário preencha uma ficha de cadastro no portal de serviços do Denatran no site. Depois, será enviado um código para o motorista inserir cadastrar os dados da CNH no aplicativo da CNH Digital.

    3 – Baixar o aplicativo da CNH Digital, disponível nas lojas virtuais Google Play e App Store, para prosseguir com o procedimento para inserção de código e dados pessoais.

    Últimas