Entenda o que faz um senador e anote quem são os candidatos do Rio que disputam o cargo
O Poder Legislativo no Brasil é exercido pelo Congresso Nacional, em sistema bicameral, ou seja, é formado por duas Casas: o Senado Federal e a Câmara dos Deputados.
O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário. Cada Estado e o Distrito Federal elegerão três senadores, com mandato de oito anos e cada senador será eleito com dois suplentes, que não recebem votos, mas são indicados em chapas junto com os nomes dos titulares. Também destaca os senadores o fato de eles terem oito aos de mandato, enquanto os deputados federais são eleitos para quatro anos.
A representação de cada Estado e do Distrito Federal é renovada de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois terços. Os senadores representam os estados e não a população, por isso não há proporcionalidade em relação ao número de habitantes de cada estado. Todos eles têm três representantes.
Os representantes do Senado e da Câmara têm funções comuns, como a elaboração das leis e a fiscalização dos atos do Executivo. Mas, senadores e deputados, porém, também devem cumprir atribuições específicas.
Uma das responsabilidades exclusivas do Senado é aprovar a indicação feita pelo Poder Executivo de nomes para ocupar cargos como o de diretor do Banco Central e os nomes de diplomatas brasileiros que representaram o Brasil no Exterior.
Leia também: Você sabe quais são as funções do presidente da República? Descubra aqui e veja quem são os candidatos
Leia também: Veja quem são os candidatos a governador do Rio e saiba o que deve fazer quem ocupa este cargo
Leia também: Você sabe quais as funções dos deputados estaduais? Descubra aqui e confira quem de Petrópolis disputa o cargo