• Ensino integral: Petrópolis só tem 18% das unidades adaptadas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/11/2021 03:26

    A meta 6 do Plano Nacional de Educação prevê que até 2024 a metade das escolas públicas do país tenha ensino integral. Petrópolis, na rede municipal, tem hoje 24 escolas e cerca de dois mil alunos com ensino integral. Bem longe de conseguir a metade das 135 escolas de ensino fundamental. Hoje, 18% da rede tem ensino integral. Mas, nem se pode culpar a gestão passada, de Bernardo Rossi. Em 2016 eram apenas quatro escolas com ensino integral.

    A pé

    Ninguém até agora sequer deu uma explicação para a linha 145 da Cidade Real que liga Bingen a Mosela ter sido suprimida antes da pandemia e não ter voltado mesmo com as escolas retornando aulas presenciais. Estudantes que se deslocam entre esses bairros ficaram sem condução com a linha apelidada de “Moselinha”. É um descaso e ninguém impõe às empresas o retorno de 100% da frota…

    Nas ondas da Tribuna FM

    A sede Lagoa, do Clube Militar do Rio, agora está sintonizada com a Tribuna FM 88.5! Todo o espaço transmite a nossa programação, principalmente a academia e as áreas de acesso às quadras de esporte. O restaurante do Clube também só transmite a 88.5!  Pessoal de lá sabe o que é bom!

    Valéria Cardoso está toda feliz que o projeto de educação ambiental “O Planeta e Suas Histórias” está completando cinco anos e já tendo percorrido diversas escolas do município, públicas e particulares. O espetáculo reúne música e teatro para despertar no público infantil a necessidade de preservar e proteger o meio ambiente. 

    Pizza

    Pediram uma sabor portuguesa. Porque a Comissão de vereadores que investigou a renovação do contrato com a SinalPark cinco anos antes do tempo previsto foi encerrada com a recomendação que a prorrogação fosse anulada. Mandou a indicação para a CPTrans e também para o Ministério Público. Já tem uns dois meses e até agora a CPTrans apenas fez cara de parede.  Não foi por falta de aviso que iria acontecer exatamente isso. Depois dizem que a gente fala demais…

    Mais um

    E eis que o contrato da Águas do Imperador vai pelo mesmo caminho. Já teve audiência pública e a Câmara vai formar uma comissão para rever o contrato da concessionária que, por sinal, termina apenas em 2027, ou seja, na próxima legislatura. No máximo, os vereadores podem arguir cumprimento das cláusulas contratuais e pedir providências à prefeitura, além de mandar material ao Ministério Público.  Pressionar agora só vai fazer cócegas.

    Era só o que faltava

    Viralizou nas redes sociais um homem furtando uma lixeira na Rua Luiz Paulistano, entre Estrada da Saudade e a Pedro Elmer à luz do dia, imagens captadas por câmeras de segurança. Já quase não tem lixeira, as que têm estão caindo aos pedaços e ainda tem furto?  O sujeito que roubou ainda corre o risco de contrair um tétano porque as lixeiras estão todas amarradas com arame enferrujado.

    Viúva Porcina

    Estes dias eram tantas as tretas para comentar que nem sobrou espaço para a seguinte: e a ‘greve’ dos rodoviários da PetroIta e Cascatinha que durou 15 minutos? Aquela que foi sem nunca ter sido?

    Lambança

    Falando em Porcina também igualmente serão viúvas sem nunca terem sido os suplentes de vereador que entraram na justiça e obtiveram decisão favorável para aumentar para 23 o número de cadeiras no parlamento. A decisão judicial prevê mudanças apenas a partir de alteração da Lei Orgânica e, consequentemente, para a próxima eleição, de 2024. Mas, supondo que pudesse valer para 2020, mudaria todo o cálculo do quociente eleitoral.  Nem todos que reclamaram na justiça teriam chance de garantir uma cadeira. Mas, céus! Será que não pensaram nisso antes de entrar com a ação?

    Nem mesmo a CPTrans bota moral nos porcalhões de uma loja de eletrodomésticos da região que despeja lixo ali atrás do shopping Pedro II. Por pouco não cai uma avalanche de detritos sobre as motos dos agentes. E olha que todo mundo sabe quem é e ninguém aparece para multar o dono do entulho descartado irregularmente.

    Amostra grátis

    O que restou deste episódio dos suplentes reclamosos na justiça foi conseguirem que a população se voltasse contra… eles! Gente, o que mais se falou na cidade nestes dias foi negativo sobre a tentativa de garantir um assento na Câmara.  Pelo menos sentiram o gostinho de como os vereadores apanham da população.

    Contagem         

    Petrópolis está há 315 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    Aprendizes

    Termina hoje o prazo de inscrição para o Curso de Aprendizes do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis. Inteiramente gratuito, o curso, tem um ano de duração e é destinado a meninos e meninas entre oito e nove anos. E mais: não é preciso ter experiência musical.  As inscrições podem ser feitas pelo formulário no site do Instituto ou pelo telefone (24) 2104-4141.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas