• Ensino híbrido está autorizado nesta semana em 78 cidades do estado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/08/2021 09:55
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    As aulas presenciais na rede estadual de ensino público estão autorizadas nas escolas de 78 municípios fluminenses nesta segunda (30), até sexta-feira (03). Os demais 14 municípios estão com as atividades presenciais suspensas devido aos decretos de cada cidade.

    Para que as atividades escolares presenciais ocorram de forma segura aos estudantes e profissionais, as unidades seguem atentas ao bandeiramento de risco estadual de Covid-19 e cumprindo todos os protocolos sanitários necessários.

    As secretarias de Estado de Educação e de Saúde instituíram protocolos e orientações complementares para a garantia do atendimento escolar nas unidades de ensino da rede estadual e nas escolas da rede privada vinculadas ao Sistema Estadual de Ensino do Rio de Janeiro. O propósito é autorizar o funcionamento, acompanhamento e avaliação das unidades.

    O bandeiramento considera o regramento municipal. Caso determinado município se manifeste contra a flexibilização do isolamento social de forma oficial, o ensino ficará exclusivamente remoto nessa região.

    Deve ser observado o seguinte percentual máximo diário de funcionamento, de acordo com a capacidade física de atendimento da unidade:

    1. De até 40% (quarenta por cento) da capacidade de atendimento da unidade escolar, no caso de bandeira vermelha;
    2. De até 70% (setenta por cento) da capacidade de atendimento da unidade escolar, no caso de bandeira laranja;
    3. De até 100 % (cem por cento) da capacidade de atendimento da unidade escolar, no caso de bandeira amarela e verde;

    É importante observar que todas as unidades escolares da rede estadual de ensino, independente da normativa em vigor, estarão abertas para atender à comunidade para retirada de material pedagógico, entrega de documentos, matrícula de alunos, retirada de kit alimentação, entre outras questões relativas à rotina administrativa.

    Vacinação

    Já são 95% dos profissionais da Educação que tomaram a primeira dose e 45% que estão com o ciclo vacinal completo.

    Os servidores ficarão temporariamente afastados das atividades presenciais, caso testem positivo ou tenham sintomas de Covid-19, como febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos.

    Últimas