• Ensaios abertos do Bloco Fole & Folia durante o mês de janeiro e fevereiro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/01/2020 09:52

    O bloco Fole & Folia, vai estrear no carnaval petropolitano deste ano e vai levar para o público forró, xote, baião, xaxado e arrasta-pé. Reunindo musicistas experientes e entusiastas da cultura popular, o grupo vem com sanfonas e percussões para fazer o povo se acabar de dançar. Para quem quiser conhecer o trabalho do Fole & Folia e esquentar os tamborins, pode participar ensaios abertos, que acontecerão nos dias 19 de janeiro, 2 e 16 de fevereiro, às 14h, no espaço Cria Local, no Retiro. 

    O Fole & Folia é afilhado musical do Caramuela, mas sua gestação já é antiga. “A ideia é mais um fruto da Vicência no sertão do Cariri, no Ceará, para onde fui com minha família pesquisar sobre a sanfona de oito baixos”, conta a produtora cultural, atriz e foliã Mirele Maravilhas, figura atuante na cena cultural petropolitana. 

    Leia também: “Samba Maria Samba José” vai encerrar o Natal Imperial no Palácio de Cristal

    Na cidade, ela foi fundadora do coletivo Arte de Brincantes, que espalhou alegria pela cidade com rodas de coco e ciranda e realizou ainda o projeto Sanfonada Brasileira, que presta homenagem aos grandes mestres da sanfona. Em 2019, Mirele coidealizou, organizou e produziu a Orquestra Sanfônica de Petrópolis, cujo trocadilho do nome já explica que se trata de um grupo de estudo e de apresentações dedicado à difusão da sanfona brasileira em shows e aulas. “Foi a experiência em organizar as aulas ministradas para a Orquestra que começaram a tornar o Fole & Folia possível. Só faltava a percussão.” Mas não falta mais: no início de dezembro a primeira oficina de percussão foi ministrada pelo lendári zabumbeiro Durval Pereira, que integra a banda de Elba Ramalho.

    Capitaneando o time de sanfonas, o experiente musicista Guilherme Mará promete fazer o povo dançar sem parar. “A ideia é fazer a festa”, diz o sanfoneiro, que possui formação erudita, é violoncelista e já tocou com grandes nomes da música brasileira, como Dominguinhos, Elba Ramalho, Alceu Valença, Cássia Eller, Seu Jorge, Jorge Benjor, Lenine, entre outros.

    Além de sanfoneiros de primeira linha, o grupo traz um time de percussão que promete não deixar ninguém parado. Enquanto o típico trio de forró conta, além da sanfona, com apenas uma zabumba e um triângulo, o Fole & Folia vai trazer vários percussionistas que vão desfiar xotes, baiões, xaxados e arrasta-pés para não faltar forró no próximo carnaval.

    E esse time já está preparado para estrear no carnaval de Petrópolis com o melhor da música nordestina dançante. Já há apresentação marcada para o dia 24 de fevereiro, segunda-feira de carnaval, no SESC Nogueira e outros três ensaios abertos, no recém-aberto espaço Cria Local, no Retiro. Outras apresentações também estão em vista. “Existe em Petrópolis essa demanda pela cultura popular, ainda não totalmente suprida”, afirma Mirele Maravilhas. “Mas em 2020 não vai faltar forró”, promete.

    Últimas