• Engenhoca Filmes abre inscrições para oficina de cinema

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/03/2020 14:04

    Com foco na linguagem cinematográfica, o Linguagem em Foco – Ciclo de Exibição Audiovisual, festival criado e realizado pela Engenhoca Filmes, produtora petropolitana, chega em sua segunda edição em abril. Apelidado de LEF, o festival reúne importantes nomes do cinema brasileiro, da velha e da nova geração, num ciclo gratuito de exibição de longas e curtas-metragens do cinema brasileiro contemporâneo. 

    Em sua primeira edição em 2018, o LEF homenageou o célebre cineasta Ruy Guerra. Esse ano, o festival irá homenagear Walter Carvalho, grande diretor de fotografia brasileiro. Além de receber o diretor, outros grandes cineastas também farão parte da programação, que em breve será divulgada. 

    O Linguagem em Foco 2020 acontecerá no mês de abril de 2020, sendo quatro dias de programação oficial, no Cine Itaipava e Sesc Nogueira, e oito dias de repescagem, em sessões educativas do cineclube itinerante. O Cine LEF foi criado especialmente para promover a inclusão de estudantes da rede pública e população em geral, percorrendo diversas regiões da cidade de Petrópolis, como Nogueira, Itaipava, Posse, Pedro do Rio, Centro e Caxambu.

    Com uma programação gratuita que se expande durante todo o mês de abril, o LEF 2020 vem com uma grande novidade: a Janela LEF, uma mostra de curtas-metragens que irá abrir o festival. Voltada para uma nova geração de estudantes e cineastas do Estado do Rio de Janeiro, a mostra contará com exibição de sete curtas metragens, selecionados por meio de curadoria.

    As inscrições para a Janela LEF são realizadas por e-mail. Estão sendo aceitas produções de curtas-metragens de ficção, realizados entre 2015 e 2020. A curadoria está buscando filmes com linguagem inovadora, autêntica, poética ou original. Para inscrever um curta-metragem, basta enviar ficha técnica completa, sinopse e link do filme para linguagemfoco@gmail.com.  As inscrições vão até o dia 18/03.

    Outra grande novidade do festival é a realização de duas MasterClass (aulas de 3 horas com especialistas) no SESC Nogueira durante a programação oficial. Uma masterclass de roteiro com Diogo Oliveira no dia 04/04 às 14h, e outra de Direção de Fotografia com Walter Carvalho no dia 05/04 às 14h. As aulas são totalmente gratuitas e as inscrições também são feitas por e-mail. Basta enviar nome completo, nome da aula que deseja se inscrever, data de nascimento, número de RG e CPF para linguagemfoco@gmail.com até o dia 27/03. Uma informação importante é que são aceitas inscrições da mesma pessoa para as duas masterclass.

    Últimas