• Energia elétrica será mais cara a partir de hoje

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/08/2017 09:05

    A conta de energia elétrica ficará mais cara no mês de agosto. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a bandeira tarifária para o mês de agosto será a vermelha (patamar 1), que indica que para cada 100 kWh, o custo será de R$ 3. A alteração nas bandeiras tarifárias são determinadas de acordo com o aumento do custo na geração de energia elétrica. 

    No mês de julho, a bandeira tarifaria vigente era a amarela, que indica o custo de R$ 2 a cada 100 kWh. As bandeiras são determinadas de acordo com as condições de operação do sistema de geração de energia para atender a demanda de consumo das regiões. Dependendo das usinas utilizadas para gerar a energia, esses custos podem ser maiores ou menores.

    Por causa da diminuição das chuvas, se fez necessário um aumento na produção de usinas térmicas, que são mais caras. De acordo com a Aneel as bandeiras tarifárias sinalizam para o consumidor o custo real da geração de energia no momento em que ele está consumindo a energia, dando a oportunidade de adaptar o seu consumo, se assim desejar.

    Das três bandeiras, a vermelha é a que sinaliza o custo mais alto. Por isso, os consumidores devem evitar os desperdícios fazendo um consumo eficiente da energia elétrica. A redução no consumo pode diminuir o valor da conta ou, pelo menos, impedir que ela aumente. 

    A Aneel orienta os consumidores a intensificar o uso eficiente de energia “Quando os consumidores adaptam seu consumo ao sinal de preço, eles estão contribuindo para reduzir os custos de geração de energia do sistema. O comportamento consciente do consumidor contribui para o melhor uso dos recursos energéticos”. 


    Últimas