• Enem: plantão esclarece dúvidas de participantes

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/10/2016 14:22

    Estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que tenham qualquer dúvida a respeito das provas podem contar com a central de atendimento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Responsável pela aplicação do exame, o Inep, órgão vinculado ao Ministério da Educação, preparou plantões com funcionamento diário, das 8h às 20h, para atender a todas as demandas dos participantes. As dúvidas podem ser tiradas também neste fim de semana e no feriado de Finados, em 2 de novembro próximo. Basta o candidato ligar para 0800-616161.

    Este ano, o Enem será aplicado em 1.727 municípios e no Distrito Federal. No total, 8.627.195 de brasileiros farão as provas — é a edição com segundo maior número de inscrições confirmadas, superada somente pela de 2014, que registrou 8,7 milhões.

    As provas, quatro objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada uma, e uma de redação, serão aplicadas em 5 e 6 de novembro. No primeiro dia, serão testados os conhecimentos em ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com tempo total de 4 horas e 30 minutos. No segundo dia, com o tempo ampliado para 5 horas e 30 minutos, será a vez da redação e das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias.

    Na redação, é importante o candidato estar atento ao tema proposto e, principalmente, à forma de conduzi-lo. Assim como nas edições anteriores do Enem, serão anulados os textos que fugirem do tema, que desrespeitarem os direitos humanos, desobedecerem à estrutura dissertativo-argumentativa, tiverem extensão inferior ou igual a sete linhas, contiverem impropérios, desenhos ou partes desconectadas do tema proposto ou forem entregues em branco, ainda que haja texto na folha de rascunho. Em 2015, cerca de 10 mil redações receberam nota zero no exame por infringirem esses princípios.

    Mais informações sobre o Enem de 2016 na página do exame na internet.

    Últimas