• Enem deverá passar por reestruturação

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/12/2016 14:59

    O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deverá passar por reestruturação a partir do próximo ano. Já em janeiro de 2017, o Ministério da Educação realizará consulta pública para aprimorar as edições de 2017 e 2018 do exame. “Nós dependemos de uma discussão que seja madura, tenha suporte técnico e que atenda aos interesses dos jovens e daqueles que sonham com o Enem como caminho para acessar um curso superior no Brasil”, disse o ministro Mendonça Filho, durante coletiva de imprensa após o término da segunda etapa do Enem 2016.

    Nesta edição, o Enem teve que ser realizado em duas etapas, devido à ocupação de instituições de ensino nas quais seria aplicado o exame. Na primeira aplicação, nos dias 5 e 6 de novembro, 5.848.619 pessoas tiveram o direito de participar das provas. Na segunda fase, realizada dias 3 e 4 de dezembro, 277.657 inscritos puderam fazer o exame. O Inep investiu R$ 10,5 milhões na segunda aplicação do Enem 2016.

    A abstenção final nas duas aplicações ficou em 30,4%, o que gerou um custo de R$ 236 milhões aos cofres públicos. “É dinheiro do cidadão”, lamentou a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini. “Esses números foram altos em decorrência das situações específicas que o Inep precisou atender para garantir que nenhum candidato fosse prejudicado”, explicou.

    Para Mendonça Filho, as medidas adotadas foram eficazes (Foto: Luís Fortes/MEC)Segunda – A segunda aplicação do Enem 2016 terminou neste domingo, 4, sem registro de ocorrências na logística de aplicação. Somente oito candidatos foram eliminados pelo descumprimento de regras gerais do edital.

    Desta vez, nenhum candidato foi eliminado por haver recusado a coleta do dado biométrico ou por estar portando equipamentos proibidos identificados por meio de detector de metal. “Esses números demonstram a eficácia das medidas de segurança adotadas a partir deste ano”, avaliou o ministro da Educação, Mendonça Filho.

    Gabarito – O Inep divulgará o gabarito oficial dos dois dias de prova na quarta-feira, 7. O documento estará disponível para download no portal do Inep e no aplicativo Enem 2016. O resultado final, para todos os candidatos, está previsto para 19 de janeiro de 2017.

    Últimas