Enem: 9.172 petropolitanos se inscreveram
Estudantes de todo o país estão se preparando nessa reta final para as provas do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, que serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro em 1.727 municípios. Nesse ano, o exame bateu recorde no número de inscrições: 8.627.197 inscritos, desses, 9.172 são petropolitanos. O Enem pode ser usado como parte da avaliação para o vestibular de algumas universidades. Outras utilizam a nota como única forma de seleção para as vagas do ensino superior, por meio do Sisu, o Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação.
De acordo com o INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o número de inscrições de todo o Estado do Rio de Janeiro, 550.179, representa 6,4% do total das inscrições.
O Enem será aplicado sábado, dia 5, e no domingo, dia 6. No primeiro dia, os participantes têm 4h30 para responder 45 questões objetivas de Ciências Humanas e 45 de Ciências da Natureza. A prova do segundo dia é composta por 45 questões de Matemática, 45 de Linguagens e Códigos, além de uma Redação, por isso os estudantes ganham uma hora a mais para a realização das provas, totalizando 5h30 de exame.
Em Petrópolis, os colégios intensificaram os estudos com a intenção de preparar os estudantes. O colégio Ipiranga conquistou uma ótima colocação no Enem. No mais recente, de 2015, com a média 706,93, foi o melhor do Rio e décimo segundo do Brasil. Em Petrópolis, o desempenho confirmou a primeira colocação dos anos anteriores em que todas as instituições estiveram presentes na lista.
"A preparação segue a mesma linha de todos esses 20 anos do nosso Ensino Médio, que é fornecer todas as condições para que cada aluno possa realizar seus sonhos, conquistar a aprovação na universidade e no curso que desejar ingressar. Os desempenhos a cada resultado por escolas no Enem, como o último em que fomos o primeiro lugar do Estado do Rio, são consequência de professores bem preparados, da dedicação e das conquistas individuais dos nossos alunos com o apoio fundamental das famílias. Esse é o somatório que tem gerado nossas conquistas coletivas, que indicam que estamos no caminho certo", disse o diretor do Ensino Médio Rodolfo Abi Daud.
Ainda segundo Rodolfo, o terceiro ano do ensino médido da escola tem 37 alunos e todos farão a prova. A expectativa com relação as próximas provas, é a melhor possível. "A nossa expectativa em relação ao resultado desse ano é que os alunos possam ter um ótimo desempenho, fazer o seu melhor em cada prova e conquistar seus objetivos, suas aprovações para as universidades. No vestibular da Uerj, que é isolado do Enem, de toda a turma, quase 80% dos alunos obtiveram conceitos A na primeira fase, o que é um sinal de que têm muito potencial".
Aproximadamente 60 alunos do colégio Pensi vão fazer o Enem, no entanto, a maioria dos alunos da escola optou por vestibulares de universidades específicas. "2016 foi o primeiro ano de funcionamento do Colégio e Curso Pensi em Petrópolis e já tivemos resultados bastante significativos nos vestibulares militares e na primeira fase da UERJ. Por tudo que trabalhamos durante o ano, estamos confiando nos nossos alunos e acreditando que teremos ótimos resultados no Enem, em faculdades federais e até mesmo nos cursos mais concorridos como Medicina. Os alunos estão se dedicando muito e por esse motivo, podem fazer a prova com confiança, acreditar no trabalho feito durante o ano. Mas não é somente o conhecimento que vai levar ao êxito no exame, é muito importante também o autocontrole e o gerenciamento de tempo durante a prova", disse a coordenadora pedagógica do Colégio e Curso Pensi em Petrópolis, Renata Pamplona.
Ansiedade na reta final
Faltando poucos dias paras as provas, alguns jovens aumentaram as horas de estudo. É o caso de João Garcia, de 19 anos, contou que está estudando desde fevereiro. "Agora, nesses últimos dias, eu estou me dedicando um pouco mais. Tenho dispoibilizado a minha madrugada para os estudos. Quero cursar engenharia química, mas não tenho preferência por faculdade. Adoraria ficar em Petrópolis, porém, sei que não é possível com esse curso. Caso não atinja a meta de nota eu pretendo cursar filosofia, provavelmente na UCP", disse.
Ana Beatriz Burdignon, de 18 anos, está estudando desde o início do ano, mas, aumentou a intensidade nos últimos dois meses. "Estudo aproximadamente de quatro a cinco horas por dia. Tirando o horário escolar. O Enem viabiliza a entrada de muitos nas faculdades. Principalmente nas públicas, que são as mais concorridas. E tem também o ponto que ele analisa os estudantes para ver se eles estão aptos para ingressar numa faculdade. Acho isso fundamental. Estou focada em economia ou administração. Mas também adoro a área de arquitetura e design se interiores. As faculdades que pretendo cursar são o ibmec em primeiro lugar, na qual já passei para economia. UCP e FASE que ainda farei os vestibulares", disse Ana Beatriz.
Provas no Liceu Municipal
Alguns alunos farão as provas no Liceu Municipal. O Inep e a Secretaria de Estado de Educação não informaram os demais locais onde as provas serão aplicadas em Petrópolis. Os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília/DF). As provas terão início às 13h30 (horário oficial de Brasília/DF). No Enem desse ano todos os participantes terão coleta de dado biométrico nos dois dias de aplicação do Exame.
Vantagens do Enem
O Enem foi criado em 1998. A intenção do exame, segundo o Ministério da Educação (MEC), é democratizar as vagas disponibilizadas em instituições federais de ensino superior, além da concessão de bolsas, parciais e integrais, na rede privada. Atualmente, o estudante que realiza o Exame tem algumas possibilidades quanto ao modo de utilizar a nota do Enem para dar continuidade aos estudos. Todas as universidades federais, e algumas estaduais, aceitam o Enem para ingresso nos cursos de graduação. O principal modo de ingressar em universidades públicas é através do Sistema de Seleção Unificado (SiSU), que oferece vagas em universidades federais, estaduais e nos Institutos Federais (IFs). Nesse caso, é necessário que o candidato tenha feito o Enem no ano imediatamente anterior ao que está se candidatando e não ter zerado a nota da redação.
Desde 2014, estudantes podem usar a nota do Enem para estudar em Portugal. Atualmente, são 13 as instituições que possuem acordo com o Ministério da Educação (MEC) e acolhem os candidatos do ensino médio no Brasil.
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/enem e no aplicativo do Enem, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas.