• Enem 2020: veja como e onde usar sua nota

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/03/2021 16:01
    Por Estadão

    O Ministério da Educação (MEC) divulgará os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 nesta segunda-feira, 29. Os participantes poderão usar a nota para ingressar em universidades federais por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ainda no primeiro semestre letivo deste ano. Outras universidades, incluindo algumas instituições de Portugal, aceitam a nota do exame em programas de seleção próprios.

    Aplicado pela 1ª vez, Enem Digital ocorre neste domingo

    Estudantes que fizeram o Enem 2020 podem ingressar em universidades públicas através do SiSU ou em instituições privadas por meio do Prouni e do Fies Foto: Taba Benedicto/Estadão

    O adiamento do Enem provocado pela pandemia de covid-19 fez com que os candidatos ficassem impossibilitados de participar da primeira edição do Prouni, que concede bolsas em universidades privadas, e do Fies, programa de financiamento estudantil. No entanto, o MEC garantiu que a nota do Enem 2020 poderá ser usada em outras edições dos programas previstas para o segundo semestre.

    Sistema de Seleção Unificada (SiSU)

    O SiSU seleciona estudantes para vagas em instituições públicas de ensino superior do País. No entanto, com o adiamento da prova, algumas universidades ficarão de fora do programa. Até o momento há 110 instituições cadastradas para ofertar vagas por meio do sistema de seleção. Veja aqui quais são elas.

    Como pré-requisito, o candidato precisa ter atingido uma nota acima de zero na redação do Enem. O estudante pode escolher até duas opções de cursos ofertados pelas universidades participantes e o sistema irá selecionar os mais bem classificados de cada curso, de acordo com as notas no exame.

    As inscrições para o SiSU vão de 6 a 9 de abril e o resultado da primeira chamada sai no dia 13.

    Programa Universidade para Todos (Prouni)

    O Prouni oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em instituições particulares de educação superior. O programa é voltado a alunos que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou para quem estudou na rede particular como bolsista integral da própria escola. Pessoas com deficiência também podem participar do programa independente de onde tenham estudado. Também há vagas para professores da educação básica da rede pública.

    Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

    Para se inscrever no Prouni o estudante precisa obter pelo menos 450 pontos no Enem e não pode zerar a redação. O candidato também não pode ter diploma de curso superior. Veja mais detalhes sobre o Prouni aqui.

    Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)

    O Fies é a modalidade em que o governo financia seu estudo, com cobrança gradual ao longo dos anos. O programa é voltado a estudantes com renda bruta de até três salários mínimos e que tenham feito alguma edição do Enem a partir de 2010. Para se inscrever o candidato deve obter média acima de 450 no Enem e não pode zerar a redação.

    A taxa real de juro é zero e o estudante começará a pagar a dívida quando concluir o curso. O valor da parcela varia de acordo com a renda e, se o estudante não possuir renda, deverá pagar o valor mínimo. Saiba mais sobre o Fies aqui.

    Ingresso direto em universidades

    Algumas universidades que ficaram de fora do SiSU, como a Universidade de Brasília (UnB), vão aceitar a nota do Enem 2020 em processos seletivos próprios. Algumas faculdades privadas também aceitam a nota.

    Universidades portuguesas

    A nota do Enem também pode ser utilizada para processos seletivos em cerca de 50 instituições de ensino superior de Portugal, que utilizam seus próprios sistemas de regras e pesos de notas para a seleção. Vale ficar de olho na necessidade de revalidação do diploma e possibilidade de exercício da profissão ao voltar para o Brasil. As inscrições, resultados do processo seletivo e lista de espera seguem as regras e calendário de cada instituição. A lista de instituições está disponível no site do Inep.

    Últimas