Enel registrou 15 ocorrências com balões no Estado; sabia como evitar acidentes

  • Continua após o anúncio
    Continua após o anúncio

  • 15/06/2021 18:05
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    Balões podem causar interrupções de energia elétrica, e principalmente comprometer a segurança da população. Nos últimos dois anos, a Enel Distribuição Rio registrou 15 ocorrências de balões no seu Sistema de Alta Tensão, impactando mais de 400 mil clientes. As cidades mais afetadas foram São Gonçalo, Magé e Resende. Em junho e junho, época de festejos de São João, o cuidado com a segurança deve ser reforçado. Confira abaixo algumas dicas da distribuidora:  

    • É importante manter distância da rede elétrica; 
    •  Caso o balão se enrosque em postes ou antenas, é importante não arremessar objetos nos fios e não tentar resgatá-los com barras de ferro, pedaços de madeira ou qualquer outro utensílio;  

    A prática de soltar, fabricar, vender e transportar balões é crime. Eles podem não só cair na rede elétrica, mas também pode acarretar em outros prejuízos como: cairem acesos em linhas de transmissão, florestas, residências, indústrias e até oferecer perigo à aviação.

    A distribuidora alerta também que a população não deve tentar mexer em qualquer componente da rede elétrica, como a fiação aérea. Somente técnicos da distribuidora, devidamente treinados para este trabalho com o uso de equipamentos de segurança, estão aptos a manusear a rede elétrica.  

    Em caso de acidente envolvendo a rede elétrica: 

    • O local deve ser isolado para que não haja a aproximação de outras pessoas; 
    • Não se deve retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios da rede elétrica. Somente técnicos da distribuidora estão aptos a manusear a rede elétrica; 
    • Acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193, e a Enel Distribuição Rio, pelo 0800 28 00 120.

    Últimas