• Enel estima realizar cerca de 10 mil podas preventivas em Petrópolis no primeiro trimestre de 2024

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • O número representa um incremento de 100% em relação ao mesmo período de 2023

    11/jan 11:03
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A concessionária de energia, Enel, informou que intensificou as ações de manutenção preventiva em Petrópolis, que incluem o reforço de podas de galhos e árvores com potencial de impacto na rede elétrica. De acordo com a distribuidora, estão previstas cerca de 10 mil podas no primeiro trimestre, apenas no município, o que representa um incremento de 100% em relação ao mesmo período de 2023.

    Vale ressaltar que a Tribuna noticiou, nesta semana, alguns casos, mais especificamente no Vila Militar e no Loteamento Samambaia, em que moradores sofrem com problemas frequentes no fornecimento de energia elétrica, justamente devido a falta de poda nas localidades.

    Durante o ano passado, a Enel realizou cerca de 5 mil podas no município. Em continuidade ao cronograma, neste mês, estão sendo programadas por volta de 3 mil podas em Petrópolis, especialmente nos bairros Centro, Bingen, Retiro, Quitandinha, Secretário, Itaipava, Posse e Vale das Videiras.

    O objetivo das ações é minimizar o contato da vegetação com a rede elétrica da companhia, evitando curtos-circuitos que prejudicam o fornecimento de energia. O contato de galhos com a fiação e a queda de galhos e árvores sobre a rede são algumas das causas mais comuns de interrupções do fornecimento de energia, principalmente no verão, em razão de chuvas e ventos.

    A concessionária ainda ressalta que, por lei, o manejo da vegetação nas cidades é atribuição das prefeituras. No entanto, há uma parceria da Enel, que atua em podas preventivas de galhos próximos à rede elétrica, e podas corretivas quando os galhos estão encostando na rede ou apresentam riscos de acidentes elétricos.

    Últimas