• Enel alerta aumento de incidência com pipas na rede elétrica pelo Estado; Região Serrana registra maiores ocorrências

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/04/2021 14:51
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O número de incidências em rede elétrica caudadas pelo contato de pipas registrou significativo aumento de acordo com relatório da Enel Distribuição RJ. Os municípios da Região Serrana são os que mais apresentam ocorrências, com 173% de crescimento nos registros em relação ao mesmo período do ano anterior (janeiro a março). Na sequência aparecem as cidades de Niterói e Campos. O intervalo analisado coincide com o período da recomendação das autoridades para o distanciamento social por conta da contaminação do Covid-19.

    Em 2020 a Enel identificou 2.224 clientes impactados, entre janeiro e março de 2021, foram 7.557, um aumento de 240%. Em Niterói, o aumento das ocorrências foi de cerca de 105% em relação ao mesmo período do ano anterior. Enquanto em 2020 a Enel identificou 4.013 clientes impactados, entre janeiro e março de 2021, foram 10.667, acréscimo de 159%. Em Campos, o número de ocorrências com pipas aumentou 16% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em 2020, a Enel identificou 15.259 clientes impactados entre janeiro e dezembro e, neste ano, entre janeiro e março, a distribuidora já soma 13.463 clientes impactados.

    “No momento em que a recomendação das autoridades é que a população que pode, evite sair de suas casas, precisamos minimizar os impactos na rede para que, quem está cumprindo o distanciamento social, não seja prejudicado. Além disso, quem solta pipa perto da rede elétrica, se expõe a um sério risco de acidente”, ressalta Artur Tavares, presidente da Enel Distribuição Rio.

    A companhia reforça que contato de pipas com a rede elétrica pode ser uma combinação perigosa. Quando não se leva em consideração a segurança, a brincadeira pode provocar acidentes graves e ocasionar danos à rede, prejudicando diretamente o fornecimento de energia. Nesses casos, equipes da distribuidora são mobilizadas para realizar os reparos necessários e substituir parte dos fios para restabelecer o serviço.

    Tendo em vista o aumento de ocorrências, a empresa distribuidora de energia alerta para alguns cuidados para a segurança da população. Ao identificar qualquer objeto pendurado na rede elétrica, um técnico deve ser acionado para a remoção do item e manuseio seguro da rede. Não é recomendado soltar pipas perto da rede elétrica e a pipa não deve ser fabricada com materiais metálicos. O uso de cerol (pó de vidro com cola) ou linha chilena oferece alto risco, pois os materiais cortam os fios de alumínio ou de cobre, além de oferecer riscos de acidentes fatais a pedestres e motociclistas.

    Em casos de cabos partidos, os técnicos da distribuidora devem ser acionados pela Central de Atendimento (0800-62-0196), ou pelos perfis nas redes sociais Facebook e Twitter.

    Últimas