• Encontro no CTO Petrópolis destaca importância do acesso a cuidados paliativos no SUS por pacientes em tratamento contra o câncer

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira (9) com a participação de profissionais do CTO e do Hospital Alcides Carneiro

    10/08/2023 14:43
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Um encontro no Centro de Terapia Oncológica de Petrópolis na manhã desta quarta-feira (09) destacou a importância do acesso a cuidados paliativos por pacientes em tratamento contra o câncer, desde o início da descoberta da doença.

    O encontro reuniu a equipe multidisciplinar do CTO, com médicos, psicólogos, farmacêuticos, enfermeiros e assistentes sociais e os médicos especialistas em cuidados paliativos do Hospital Alcides Carneiro (HAC).

    Oncologista do CTO, Pedro Ismael disse que a ideia foi entender como direcionar e até mesmo discutir a possibilidade de formar uma equipe especialista em cuidados paliativos para poder atender esse paciente. “Uma equipe que contaria com o médico oncologista do CTO, toda equipe multidisciplinar e que possa ter esses profissionais do HAC que são especialistas na área de cuidados paliativos”, disse.

    O Oncologista afirma que os cuidados paliativos auxiliam o paciente, oferecendo suporte aos sintomas físicos e emocionais e estendem o atendimento à família também. “Essa conversa que tivemos hoje é fundamental para entendermos como a gente pode direcionar esse paciente para que seja atendido no SUS”, completa.

    Últimas