
Identificar soluções possíveis para adaptar imóveis históricos e torná-los acessíveis sem que percam a identidade cultural. Esse é o principal objetivo do encontro com o arquiteto Eduardo Ronchetti, que falará sobre inclusão e acessibilidade arquitetônica. O evento, promovido pelo projeto INcluir Petrópolis, é gratuito e acontece nesta sexta-feira (12), a partir das 9h, na UNIFASE/FMP – Sala Arthur de Sá Earp Neto. As vagas são limitadas e podem ser realizadas clicando aqui.
“O encontro tem como objetivo abrir o diálogo sobre as soluções possíveis para adaptar espaços históricos sem perder sua identidade cultural, promovendo inclusão, equidade e também o fortalecimento do turismo e da economia local. Mais do que isso, busca assegurar que moradores e visitantes possam usufruir plenamente da cidade, com oportunidades para todos e o direito de ir e vir garantido”, explicou Chen Li Cheng, presidente da ONG INcluir Petrópolis.
A iniciativa tem como público-alvo acadêmicos, empresários, gestores públicos, empreendedores e cidadãos interessados em debater o futuro da cidade e compreender os desafios e soluções para tornar Petrópolis – cidade histórica e tombada – mais acessível às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
“O INcluir Petrópolis entende que a acessibilidade é um fator essencial de equidade para qualquer cidade. Trazer o arquiteto e consultor Eduardo Ronchetti reforça nosso compromisso com a missão de transformar vidas por meio da inclusão, sempre com respeito, sustentabilidade e justiça social”, disse Chen Li Cheng, destacando que Ronchetti é uma das maiores referências nacionais em acessibilidade, autor de quatro livros e responsável por mais de 800 projetos em todo o Brasil.
Programação:
9h – Credenciamento e Coffee-break
10h – Palestra: O que é Acessibilidade | Leis e Normas Técnicas
11h15 – Coffee-break
11h30 – Vistorias e Laudos Técnicos | Projetos de Acessibilidade
13h – Perguntas e Encerramento
Leia também sobre Petrópolis e região: