• Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/jan 08:00
    Por Fernando Costa

    Em Minas Gerais desde a infância ouvíamos nossos avós, bisavós, pais e adultos em vários estágios da longevidade dizer que “Quem a meus filhos beija a minha boca adoça.”

    E sigo esse fio condutor e o parafraseio ao pronunciar, se beija a um de meus irmãos a quem dedico o benquerer é como se a mim osculasse.

    Feliz de quem durante a existência granjeou amigos.

    São incontáveis as mensagens eletrônicas, postais, telefônicas e pessoais recebidas por Célio e a nós, por extensão, alvejam. Graças a Deus e à Santíssima Mãe. É um valioso patrimônio livre do “Leão Federal”, de traças, azinhavre ou ferrugem.

    Por isso, colhi algumas felicitações a ele endereçadas e, ao ensejo das comemorações de seu octogésimo aniversário de nascimento compartilho-as com os amigos:

    “Desde o nosso nascimento somos agraciados por dádivas, presentes como pessoas e acontecimentos.

    Algumas dessas pessoas tornam-se mais especiais que outras, e o tio Célio sempre fez do nosso elo algo marcante e muito querido.

    É capaz de conquistar amigos com inteligência, respeito e atenção, porque sabe valorizar uma boa convivência.  

    Entre nós sempre houve uma ligação muito forte que nos uniu e que se mantém cada vez mais preciosa.

    Tio Célio, sempre esteve presente  em meus pensamentos, e que faz parte de todos os momentos da minha vida, nascimento, formatura, casamento…

    Um dia que admiro os seus exemplos e principalmente seu jeito divertido de encarar a vida.

    Carla da Costa Barros Corrêa

    Sobrinha integrante da equipe Doutores Costa e Barbosa Advogados”

    “O Dr. Célio não é somente um nobre colega nas lides do Direito. É um amigo e um irmão desde a juventude.

    A amizade está cristalizada na certeza de perdurar para além da vida terrena.

    É uma honra fazer parte de sua banca, quando junto de meu irmão Fernando em 01-03-de 1973, os três fincamos os pilares de nosso escritório.

    Hoje, nosso quadro se completa e a dedicação da sobrinha Carla e da irmã Ana Luzia. Alegria maior é compartilhar de notável saber e desfrutar de suas inegáveis virtudes morais e intelectuais.

    Elizabeth de Souza da Costa e Oliveira

    Cofundadora do Escritório Doutores Costa e Barbosa Advogados”

    “Célio Barbosa é um amigo como poucos. Detentor de um caráter ímpar tem sempre sábios e carinhosos conselhos.

    Certeiro em suas colocações, que abrangem uma larga bagagem cultural, não deixa de lado a fé inabalável e é pura elegância.

    É uma honra tê-lo como amigo e poder contar com sua fidelidade e desfrutar de sua sapiência.

    Andréa Lopes

    Jornalista”

    “Célio e Celso são personagens que povoam nossa memória desde a infância até os dias de hoje.

    Em épocas da juventude, quando começávamos a participar de festas, nos desfiles cívicos, nos festivais da canção, onde houvesse música estavam lá os “músicos gêmeos” enfeitando e embalando com seus sons os nossos sonhos adolescentes.

    É até hoje recordado por muitos trirrienses o dia 7 de setembro, quando Célio maravilhou a todos com o “Toque do Silêncio” na nossa Praça São Sebastião.

    Reverberou por todos os desfiles escolares a música que ele tão linda e sentimentalmente interpretou.

    Todos olhavam, cabeças erguidas, a figura de Célio que com sua postura sempre elegante, naquele dia parecia gigantesca.

    O silêncio respeitoso e admirado denunciava a emoção coletiva.

    Daquele 7 de setembro tão antigo, até hoje em nossa memória é capaz de se lembrar, tal qual fosse uma música de fundo enquanto escrevo, como se cada nota ecoasse indefinidamente.

    Nas noites do Festival da Canção, ao entrarem os gêmeos, todos sabíamos que nossos ouvidos seriam brindados com boas execuções.

    Os artistas nacionalmente conhecidos que compareceram ao certame se entusiasmaram com a qualidade do que ouviram.

    Os meninos do seu Calixtinho enchiam de orgulho a nossa pequena Três Rios.

    Anos se passaram e reencontro Célio, agora doutor Célio, advogado ilustre, militando com honestidade em um escritório de proa na querida Cidade Imperial.

    Educado, gentil e competente, ele deixa transparecer que as dificuldades dos caminhos percorridos formaram o leito onde repousa sua sabedoria e experiência.

    Os obstáculos foram transpostos com determinação e  observando Célio hoje, interrompemos o Toque do Silêncio para um grande e carinhoso aplauso dirigido a este trirriense de boa cepa que merece figurar no pódio dos vencedores.

    Abraços felizes pelo seu sucesso.

    Cinara Maria Bastos Jorge Andrade do Nascimento. – Diretora do Colégio Brasileiro de Genealogia – Membro do Instituto Histórico de Petrópolis – Membro da Academia Petropolitana de Letras.”

                  “Célio me viu nascer e crescer. É um irmão: bom, amigo, conselheiro e até um pouco pai. Ele é uma bênção em nossas vidas. Merece todas as homenagens.

    Ana Luzia de Souza da Costa

    Secretária do Escritório Doutores Costa e Barbosa Advogados”

    “O que falar sobre nosso querido Célio? Vamos tentar: Grande homem, eterno ídolo; amigo de todos, se encaixa perfeitamente em sua vida a célebre frase de Dona margarida: “Quem não vive para servir, não serve para viver.” Portanto, chegará aos 100 anos com facilidade.

    Músico esplêndido, profissional como poucos se vê hoje em dia: caráter ilibado e alto saber jurídico.

    Ele é filho de Deus e por sua fé é capaz de transpor toda dificuldade que se lhe apresente a vida; tem como lema que para ser feliz é necessário fazer alguém feliz.

    Obrigada querido Dr. Célio, obrigada ao músico Célio e obrigada ao homem querido, amado, irmão de todas as horas.

    Nós te amamos e rogamos ao Poderoso Deus todos os dias pela sua felicidade, você merece.

    In memoriam de Margarida Maria Barbosa Ribas,

    Dra. Rosângela Maria Barbosa Ribas e filhos Leonardo e Cristina Ribas Florentino e filhos, Direito Notarial, Três Rios – RJ”

    “Conheço Célio há bastante tempo, posto ser figura das mais respeitadas e queridas na cidade. O que primeiro me despertou a atenção foi o seu talento musical.

    Através de Fernando Costa tive o prazer de compartilhar de saborosas histórias de suas muitas viagens levando a música e o carisma brasileiro mundo afora.

    Depois veio a descoberta de seu prazer pela boa mesa e pelos bons vinhos, o que nos tornou mais próximos

    Quanto a sua competência como advogado, não há o que dizer, já que a firma Costa e Barbosa é indiscutivelmente uma marca de sucesso.

    Christiane Michelin –  Ex-Presidente da APL”

    “Diante da oportunidade de dizer algo sobre o amigo Célio Barbosa me senti honrado em poder expressar minhas impressões e ao mesmo tempo veio à mente o pensamento que diz: homem de bem!

    Sim. Ele é um homem de bem!

    Estas palavras são tão simples, como é simples dizer diamante, como é simples dizer eternidade, como é simples dizer…

    Vida! Mas a simplicidade destas palavras não tem  proporção com as grandezas que significam. Homem de bem quer dizer tanta coisa boa.

    Quer dizer que é paz, quer dizer que é honesto, que é construtivo, leal, isto é, que é tudo de bom.

    Assim Célio, presença preciosa nos cursos que fez no Instituto Teológico Franciscano, nas festas em família, nos encontros com os amigos presenteia a todos com ideias brilhantes apresentadas nas suas convicções sobre as expressões mais nobres da vida: a religiosidade, a justiça, a família, etc.

    Homem sem discursos religiosos sistemáticos mas de compreensões sábias, frutos de uma fé vivida no cotidiano de um advogado que entende a vocação que professa- a justiça.

    Esta, mais do que instituição de saberes constituídos e aplicados é, sobretudo e acima de tudo, Virtude! Célio tem suas devoções guardadas como pérolas preciosas na intimidade de seu coração e isso são fatores que o fazem querido por todos que o conhecemos.

    Enfim, é justo dizer que esse nosso amigo enriquece nossa cidade com sua presença construtiva e também alegrão coração de Deus porque ama e respeita a vida em si como nas outras pessoas e em tudo ao seu redor. Célio, Deus seja louvado pela sua existência!

    Com amizade, amigo Frei Fernando de Araújo Lima.”

    “Falar do Dr. Célio Barbosa é um duplo prazer. Homem de caráter e personalidade marcantes.

    Amigo e parceiro que com sua elegância e finesse dão exemplos de cidadania que muito acrescentam aos que o cercam.  

    Advogado de prestígio, tem escritório e reside na bela Petrópolis, onde já imprimiu sua indelével marca registrada de excelência profissional.

    Abençoado por Deus com dons musicais é trombonista de rara sensibilidade. Dono de técnica de execução e sonoridade impecáveis.

    Apresenta um repertório que tem o melhor da MPB e do jazz.  

    Músico de alto nível, sempre me impressionou com uma característica que é sua marca registrada: Seus improvisos são verdadeiras composições.

    Apresenta a canção na sua forma original. Ao retornar para improvisar, oferece ao público outra melodia, cheia de sofisticação e delicadeza.

    E eu tive a honra de dividir palcos com ele, na minha bateria e cantando.

    Que Deus o abençoe sempre com muita saúde. É uma honra poder chamar o Dr. Célio de amigo. Cordialmente.

    Zé Francisco – José Francisco Silvestre – Funcionário Público Municipal e Músico.”

    Oportunamente farei nova resenha com depoimentos e mensagens dirigidas a esse ícone da Música, do Direito, das Belas Letras e da alma pura.

    Últimas