• Encerramento da Exposição “Sob as Jaqueiras”, no Vale do Cuiabá, acontece neste sábado com performance contemporânea e exibição de documentário

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    No próximo sábado (06), a partir das 18h, acontecerá o encerramento da Exposição “Sob as Jaqueiras”, no Vale do Cuiabá. Disponível ao público desde setembro de 2023, a mostra vem ressaltando a pluralidade dos trabalhos de 15 artistas de Petrópolis: Aline Klem; Ana Rondon; Andréa Loyola; Catita Raposo; Daniela Versiani; Denise Campinho; Fefa Reis; Gardenia Lago; Josiana Oliveiras; Lenice Reis; Luci Amaral; Nietta Monte; Taís Senra; Teresa Salgado e Vera Patury, além dos coletivos “Flor de Barro” e “Casinhas”. 

    Com curadoria de Carlos Feijó e Ana Teresa Prado, “Sob as Jaqueiras” trata de algumas questões fundamentais em diálogo com a arte, a natureza e a própria educação. Juntas, as 15 artistas se inspiram na natureza, em meio à Mata Atlântica de Petrópolis, explorando linguagens distintas, cada uma à sua maneira. 

    No encerramento, Catita Raposo e Taís Senra apresentarão o resultado dos trabalhos desenvolvidos com o grupo de mulheres e moradores locais que sofreram perdas significativas na tragédia do Vale do Cuiabá há 13 anos. Através do barro, o público vai acompanhar algumas plantas baixas dando lugar às casas idealizadas pelas participantes do coletivo “Flor de Barro”, sob coordenação da artista Catita Raposo.  

    “Durante o processo, essas mulheres se reconheceram como um coletivo e se intitularam como “Flor de Barro”. No decorrer das oficinas, foram apresentadas as técnicas iniciais do saber da cerâmica até chegarem às placas cerâmicas. Foi proposto que fizessem as plantas baixas de suas casas imaginárias. Esse momento foi decisivo no trabalho. A partir daí, a artista, ao longo da mostra, continuou uma nova perspectiva com o grupo, levantando paredes e materializando processos criativos que serão apresentados no último dia da exposição”, explica Carlos Feijó, curador da exposição ao lado de Ana Teresa Prado.

    Já Taís Senra, utiliza pigmentos naturais da própria Estação Jaqueira para pintar a fachada do espaço-sede da comunidade com ícones da figura de São Miguel Arcanjo, santo que nomeia o condomínio criado para os moradores que perderam suas casas em 2011. Ao longo desses meses, a artista organizou um mutirão para realizar a pintura.

    “Esse trabalho vai ser projetado no último dia da mostra, sobre as paredes da galeria. Essas duas obras coletivas – “Flor de Barro” e “Casinhas” – apontam um trânsito proposital no qual a Estação Jaqueira é ponto central das articulações no campo das artes, do meio ambiente e da sociedade”, ressalta Feijó. 

    O fechamento da exposição será marcado pela performance artística da bailarina Fernanda Reis na Sala de Leitura. A Performance “Ser Estar”, com trilha sonora de Ian Reis, mergulha na essência do movimento e da conexão humana.

    “Desejo trazer uma reflexão sobre o que é/o que está. Sobre o que é essência e o que é transitório. E de que forma um corpo sempre transforma o outro. Um corpo com sua coleção de memórias, emoções, imagens que naquele dia e naquele momento interagem com o espaço da sala de leitura, com a trilha sonora, especialmente composta por meu sobrinho, Ian Reis, e com as pessoas que ali estarão. Um repente. Improviso. Risco. Entrega. Conexão. Vida!”, ressalta a bailarina.

    “Utilizei vários instrumentos e sintetizadores diferentes para manter a música surpreendente e inovadora, o que não é tarefa fácil numa composição de 18 minutos de duração. No final, a trilha soa, na minha concepção, como a natureza em si e como a vida com momentos, surpresas, o previsível e o inesperado, o suave e o fortíssimo, seus altos e baixos”, explica Ian Reis.

    Foto: Divulgação

    O público também vai poder prestigiar a exibição do documentário “Sob as Jaqueiras”, uma produção idealizada e realizada pelos próprios artistas da exposição, em colaboração com os gestores da Estação Jaqueira.

    Mais informações:

    Encerramento da Exposição Coletiva “Sob as Jaqueiras”
    Onde:
    Estação Jaqueira – Estrada Ministro Salgado Filho, nº 2.781, Vale do Cuiabá.
    Quando: 06 de abril, a partir das 18h.
    Entrada gratuita.

    Últimas