
Encerramento da Bauern tem ruas lotadas com desfile e recorde de ônibus de turismo
A 36ª Bauernfest chegou ao fim nesse domingo (13), depois de 17 dias de celebração da cultura alemã. Nos três fins de semana da festa, segundo a Prefeitura, foram 1.592 veículos (entre ônibus e vans de turismo) adesivados nos dois pórticos da cidade, número 28,4% maior do que o registrado no ano passado. A estimativa é que o Palácio de Cristal tenha recebido mais de meio milhão de visitantes durante a Festa do Colono Alemão.
“A Bauern é a maior festa da nossa cidade e um momento muito importante de celebração da nossa memória e cultura. É ainda a segunda maior do país voltada para a cultura alemã, o que se reflete no número de visitantes que a gente recebe de todo o estado e de outras cidades e estados do país. É muito importante para a nossa economia, gerando empregos em vários setores. A gente encerra essa edição com a certeza de que fizemos uma grande festa”, destacou o prefeito Hingo Hammes.
No sábado (12) e domingo (13), o município contabilizou 551 ônibus e vans de turismo adesivados nos dois pórticos da cidade, seguindo pelas Rotas Azul (Quitandinha) e Verde (Bingen), direto para o Palácio de Cristal. No primeiro fim de semana a cidade recebeu 394 veículos e no segundo (tradicionalmente o mais movimentado) 647.


Fotos: Divulgação/PMP
O reflexo do movimento de turistas se reflete também na ocupação hoteleira. A rede de hotéis da cidade ficou com taxa de ocupação acima dos 80% durante os três fins de semana. No último fim de semana da festa, de acordo com dados do Disque Turismo, a taxa média ficou em 83,28%.
Ao longo dos 16 dias de evento foram mais de 200 atividades culturais na cidade, entre apresentações musicais, de dança folclórica, teatro, palestras e concursos culturais. No último fim de semana da Festa do Colono Alemão uma das principais atrações foi o desfile típico pelas ruas do Centro Histórico. Milhares de pessoas (entre visitantes, petropolitanos e representantes dos grupos folclóricos) tomaram as ruas.
“Agora é começar a pensar na Bauernfest do ano que vem, para que a gente tenha um espetáculo cada vez maior e, quem sabe, a maior festa do gênero no país. Petrópolis é uma cidade que respira cultura, a Bauern é o maior desses eventos, mas cada vez mais a cidade vem consolidando outras atividades importantes para movimentar a classe artística e também a economia através do turismo”, avalia o presidente do Instituto Municipal de Cultura (IMC), Adenilson Honorato.
Leia também sobre Petrópolis e região: