
Desde 2023, empresas de Petrópolis têm se unido em uma causa nobre: incentivar a doação de sangue por meio do projeto “Parceiros da Vida”, uma iniciativa do GSH Banco de Sangue Santa Teresa. Lançado há pouco mais de um ano, o programa já mobilizou diversos estabelecimentos locais que oferecem brindes, descontos e experiências especiais para quem doa sangue na unidade.
A proposta é simples e potente: a cada doação realizada, o voluntário recebe um mimo ou benefício exclusivo das empresas parceiras. Desde combos de beleza até descontos em combustíveis, os incentivos têm ajudado a ampliar o engajamento da população e a manter os estoques do banco de sangue abastecidos.
“Essa é uma forma de unir solidariedade com responsabilidade social. Ao doar sangue, a pessoa salva vidas — e ainda é reconhecida por empresas da sua própria cidade. Isso cria uma corrente do bem que movimenta a economia local e fortalece o espírito comunitário”, destaca Eliane Custódio, captadora de doadores do GSH Banco de Sangue.
Empresas participantes e os benefícios oferecidos
Diversos estabelecimentos de Petrópolis já aderiram ao projeto “Parceiros da Vida” e oferecem vantagens exclusivas para os doadores de sangue. Confira alguns dos parceiros e os benefícios concedidos:
• Cervejaria Odin – 10% de desconto no consumo para clientes doadores;
• Cinemaxx – 1 ingresso gratuito, válido para quem doar na segunda semana do mês;
• Açaí da Terra – 20% de bônus nos serviços;
• Farmácia Viver Mais – 15% de desconto em produtos;
• Psicóloga Saory – 40% de desconto na primeira sessão de atendimento;
• Fotógrafa Nathália Barros – 10% de desconto em serviços fotográficos;
• Espaço Lih Bordon – entrega de um livro digital mais um bônus exclusivo.
Convite para novas empresas
Agora, o GSH Banco de Sangue Santa Teresa quer ir além e ampliar o número de parceiros. A expectativa é que, cada vez mais, empresas da cidade abracem a causa e ajudem a manter um fluxo contínuo de doações — especialmente em períodos críticos.
Empresários interessados podem entrar em contato diretamente com a instituição, através do WhatsApp (24) 98857-8769, e definir a melhor forma de contribuir.
“A participação é flexível: o parceiro pode escolher o tipo de benefício que deseja oferecer, de acordo com seu segmento. O importante é reforçar o compromisso com a vida”, reforça Eliane Custódio.
Requisitos básicos para ser um doador de sangue
- Apresentar documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;
- Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);
- Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação);
- Estar em boas condições de saúde, se sentindo bem, sem qualquer sintoma;
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum desde que evite alimentos gordurosos;
- Caso tenha feito tatuagem e/ou colocação de piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);
- Em caso de diabetes, a mesma precisa estar controlada e não fazer uso de insulina;
- Caso tenha passado por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
- Não ter tido Doença de Chagas;
- Não ter tido Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
- Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 10 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;
- Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma;
- Candidatos que viajaram para o exterior devem entrar em contato com o Banco de Sangue para entender o período que não pode doar (varia de país a país).
Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.
Leia também sobre Petrópolis e região: