• Empresas de Petrópolis investem para atender demanda por logística e mercado imobiliário

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/08/2022 15:51
    Por Roberto Márcio, especial para a Tribuna

    Dois dos setores que crescem acima da média nacional tornaram-se alvos de empresas petropolitanas. Com uma maior demanda por serviços na construção civil e logístico de vários setores da cadeia econômica, uma holding sediada no bairro Vale do Carangola precisou se reinventar para atender uma clientela cada vez maior, oferecendo solução para problemas que ainda são resultados dos efeitos negativos na economia.

    No embalo da alta do mercado imobiliário brasileiro, que registrou saldo positivo no ano passado, apesar de problemas como o aumento dos preços e da inflação, o número de vendas de novos imóveis cresceu 12,8%. Em 2020, no auge da pandemia, a busca por imóveis em Petrópolis aumentou quase 200% e a julgar por números recentes, não há nada que indique que os negócios do setor irão desacelerar, mesmo diante de um cenário econômico que preocupa.  

    Petrópolis experimentou os efeitos das mudanças que a pandemia trouxe, sobretudo quando famílias de outras regiões vieram para cá atrás de qualidade de vida e, principalmente, boas condições para trabalhar no sistema home office. Consequentemente, tal mudança de ares fez crescer os pedidos de obras em casas e diversos outros serviços imobiliários que requerem o uso de maquinário pesado. É daí que a Transmorguini entra nessa equação.

    “Toda logística é uma cadeia que tem início, meio e fim. Se alguém resolve construir uma casa ou um prédio, integramos a essa parte da logística, fornecendo o maquinário pesado para que se encaixe em um todo dentro do processo. Tanto no atendimento logístico ao cliente como na execução temos a Transmorguini para dar todo esse suporte. Quando um projeto imobiliário é aprovado, vem a contratação de uma empresa para fazer essa terraplenagem. No advento da pandemia, houve um déficit desses equipamentos no mercado e nos preparamos para isso, adquirindo seis novas máquinas importadas para atender a essa demanda crescente”, explicou a sócia-proprietária, Daniela Salvini Morgen.

    E-commerce aumentou o desafio para um mercado exigente 

    Além da necessidade de contar com uma cadeia de logística para que os produtos cheguem ao lugar certo dentro do prazo, a importância na diversificação nas atividades como solução integrada ao cliente a baixo custo, obrigou os gestores não só da Transmorguini como a Carangola Log a se adequar aos novos tempos. Portanto, ir além do suprimento dos insumos para o mercado imobiliário e construção civil.

    Aquilo que atende por ” solução customizada”, a holding sediada em Petrópolis reuniu diferentes cadeias de produção desde a demolição, movimentação de cargas especiais, transporte aduaneiros, terraplenagens, plataformas aéreas e locação de equipamentos para tornar-se uma referência no mercado. Tudo para manter o ritmo de produção em diferentes segmentos econômicos.

    A política da empresa deu tão certo que o aumento da demanda a fez obrigar a montar filiais no Rio de Janeiro, São Paulo, aeroporto de Campinas e em Juiz de Fora (Minas Gerais). Atualmente, só em Petrópolis emprega 140 funcionários e uma grande frota de caminhões de diversos tipos que, no final, entregam um serviço no prazo exigido.

    A pandemia que, por um lado paralisou vários departamentos econômicos, por outro obrigou as empresas de logística a oferecerem soluções pontuais. O e-commerce teve um boom a partir de março que mudou a cara das transações comerciais e financeiras. A logística entrou nesse jogo não como um coadjuvante, mas um ítem importantíssimo para que as consequências financeiras não se tornassem um pesadelo ainda maior. O público que foi obrigado a ficar em casa precisava comprar muitas coisas, desde vestuário, alimentação até itens essenciais para saúde, construção, educação e tudo mais. O cenário, por tudo que já foi exposto, impactou diretamente a logística, ao atender um número muito maior de pedidos, em diversos novos canais de entrega.

    O setor teve que se estruturar para fazer mais com a expansão do comércio eletrônico, com prazos mais desafiadores e com um número muito maior de restrições operacionais em partes da cadeia de produção. O resultado foi tão grande que obrigou a diversas indústrias revisitaram suas estratégias e estão questionando se a resiliência e abrangência da sua logística estão alinhadas com a nova realidade de mercado. Isso, portanto, tornou o desafio tanto para a Transmorguini como para a Carangola Log, que precisou ampliar seu portfólio de serviços objetivando a satisfação plena da clientela.

    “Conseguimos agregar valor ao atendimento oferecendo uma solução customizada. Quando se fala em entrega do produto, em solução nas mais variadas demandas de terraplenagem, cargas ou cargas especiais procuramos estar sempre atentos a ter uma solução customizada, que será sempre sobre a logística da operação. Para isso, possuímos mão de obra qualificada e equipamentos justamente com o intuito de dar todas as condições de sucesso na cadeia produtiva”, ressaltou Albert Morgen, co-proprietário e fundador da Transmorguini.

    Últimas