• Empresas de ônibus deixaram de cumprir 283 viagens por falha mecânica no mês de fevereiro

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  • 26/mar 08:40
    Por Wellington Daniel | Foto: Reprodução/Redes Sociais

    *Atualizado às 12h40 para inclusão do posicionamento do Setranspetro

    A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) divulgou, nesta semana, o Relatório Mensal de Operação (RMO) das empresas de ônibus. De acordo com o documento, as viações deixaram de cumprir 283 viagens por falha mecânica em fevereiro, um aumento de 43,65% em relação a janeiro, quando foram 197 itinerários interrompidos. As permissionárias também receberam 217 multas da CPTrans.

    A situação mais crítica continua sendo da Turp. A empresa teve um aumento de 53,19% no total de viagens não cumpridas por falha mecânica entre janeiro e fevereiro, indo de 141 para 216, o que representa uma média de mais de sete itinerários afetados por dia. Em março, a empresa já apresenta problemas novamente. Na segunda-feira (24), a porta de uma van que operava a linha 633 – Comunidade do Neylor caiu durante o percurso. Situação parecida tinha ocorrido na sexta-feira (21).

    Leia também: Turp deixa de cumprir 141 viagens por falha mecânica em janeiro

    O relatório foi publicado com atraso pela CPTrans. Pela lei, deveria ter sido disponibilizado em até dez dias úteis. Uma primeira versão chegou a ser postada dentro do prazo, mas foi retirada do ar, pois teria erros nos dados da Turp. Após isso, a companhia justificou a demora por mudança na metodologia.

    A mudança realmente ocorreu. Em janeiro e na versão errada de fevereiro, o RMO trazia o detalhamento de viagens não cumpridas por linha, dando mais de 20 páginas de documento. Já na versão corrigida, apenas uma página foi disponibilizada, com os dados disponíveis somente por empresa.

    Esta alteração e demora para a publicação foi alvo de críticas da vereadora Júlia Casamasso (PSOL), autora da lei que instituiu o RMO. Para ela, a supressão das informações prejudica a transparência dos dados.

    “A demora na divulgação do relatório de fevereiro, aliada à ausência do detalhamento das viagens programadas, é muito ruim para a transparência de dados tão importantes sobre o transporte público. Estamos procurando saber com a CPTrans, o motivo do relatório ter sido publicado dessa forma. Mesmo com a versão resumida, os números continuam alarmantes”, afirmou.

    Outros motivos

    Além das viagens não cumpridas por falha mecânica, algumas também foram interrompidas por outros motivos, como congestionamentos e estacionamento irregular. A Turp também é a campeã neste quesito. Das 36.580 viagens programadas no mês, 2.409 sofreram pelos motivos diferentes de falha mecânica e não se concretizaram.

    Logo após, vem a Cidade Real, que deixou de cumprir 230 viagens das 40.784 previstas. Deste total, 20 sofreram por falha mecânica e 210 por outros motivos.

    Já a Cidade das Hortênsias teve o melhor resultado. A empresa tinha 26.183 viagens previstas para fevereiro. Destas, apenas 128 não foram realizadas. O total representa 48 interrupções por falha mecânica e 80 por demais motivos.

    “Esses dados confirmam o que está acontecendo no transporte público da nossa cidade: atrasos, superlotação, filas enormes e alguns ônibus em péssimo estado. Seguiremos cobrando que a CPTrans atue para tirar de circulação os veículos irregulares e garantir o cumprimento das viagens. O povo de Petrópolis não pode continuar pagando caro por um serviço que não funciona”, afirmou a vereadora Júlia Casamasso.

    Multas

    As empresas também receberam um total de 217 multas em fevereiro. Neste recorte, não é possível saber a aplicação das infrações por permissionária. A maior parte (170) foi aplicada pelas viações não manterem os veículos em adequado estado de funcionamento.

    A falha das viagens também resultou em infrações. Ao todo, foram 40 multas por deixar de realizar viagem determinada, salvo motivo justificado.

    Por fim, as empresas também levaram cinco multas por falta de qualquer dos elementos externos do veículo e duas por não obedecerem rigorosamente aos pontos para embarque/desembarque dos usuários.

    CPTrans diz que acompanha operação

    A CPTrans informou que tem acompanhado de forma permanente a operação das concessionárias do transporte público em Petrópolis, com especial atenção aos “casos pontuais de viagens não realizadas”, como os verificados no mês de fevereiro. Destacou, ainda, que o compromisso da companhia é “com a transparência, a melhoria contínua do sistema e o bem-estar dos usuários” (leia a nota na íntegra ao final da matéria).

    Em nota, o Setranspetro informou que o sistema cumpriu 97,1% das viagens programadas. Disse que a Turp possui linhas extensas, como a 700 – Terminal Itaipava. Com isso, a possibilidade de atrasos e perdas de viagens na operação são inevitáveis. Afirmou ainda que fatores como a topografia da região contribuem para o aumento de falhas mecânicas (leia na íntegra ao final da matéria).

    Quanto a van, chamada de “micro-ônibus exclusivo” pelo sindicato, disse que está em contato com a fabricante, pois o veículo ainda está em período de garantia.

    Leia a nota da CPTrans na íntegra:

    “A CPTrans informa que tem acompanhado de forma permanente a operação das concessionárias do transporte público em Petrópolis, com especial atenção aos casos pontuais de viagens não realizadas, como os verificados no mês de fevereiro.

    Estamos em diálogo com a empresa Turp Transporte para compreender os fatores que influenciaram a operação nesse período, sempre com foco na garantia da continuidade e da qualidade do serviço prestado à população.

    Paralelamente, a CPTrans está em processo de aprimoramento de seus instrumentos de fiscalização e acompanhamento, incluindo a revisão do RMO (Relatório Mensal de Operações) e das metodologias atualmente aplicadas. Neste contexto, estamos estudando a incorporação de indicadores recomendados por órgãos como a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e a NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), que serão estrategicamente utilizados para avaliar com mais precisão o desempenho das empresas operadoras.

    Nosso compromisso é com a transparência, a melhoria contínua do sistema e o bem-estar dos usuários. A CPTrans seguirá atuando com responsabilidade e dedicação para assegurar um transporte público digno e eficiente para todos os petropolitanos.”

    Leia a nota do Setranspetro na íntegra:

    “Sobre o relatório:

    O Setranspetro informa que, segundo o Relatório Mensal de Operação, divulgado pela CPTrans, no mês de fevereiro de 2025, o sistema de transporte por ônibus cumpriu 97,1% das 103.546 viagens programadas. Os descumprimentos, equivalentes a 2,9% são, a maioria, ou seja, 2,6%, por motivos relacionados à trânsito, interrupções viárias por obras, chuva, alagamento, quedas de árvore, fiação, acidentes, além dos constantes estacionamentos irregulares. Dessa forma, das mais de 103 mil viagens programadas, apenas 283 não foram realizadas, diante das 212 falhas registradas, equivalente a menos de 0,3%. Sendo assim, somente no mês de fevereiro, as empresas de ônibus registraram a média de uma falha a cada 8.756 quilômetros percorridos.

    A Cidade das Hortênsias, responsável por percorrer 290.329 quilômetros em fevereiro, cumpriu 99,5% das 26.183 viagens programadas. Das 128 viagens não cumpridas, 80 foram por interferências no trânsito e obstruções viárias e apenas 48 por falha mecânica, representando menos de 0,2%.

    A Cidade Real que, no mês de fevereiro, percorreu 716.327 quilômetros, cumpriu 99,4% das 40.784 viagens programadas. Das 230 não realizadas, 210 foram por interferências no trânsito e obstruções viárias e apenas 20 por falha mecânica, equivalente a 0,04%.

    A Turp Transporte, que percorreu 849.700 quilômetros em fevereiro, efetuando deslocamentos extensos por todos os distritos, cumpriu 92,8% das 36.580 viagens programadas. Das 2.624 viagens não realizadas, 2.409 foram provenientes de interferências no trânsito e obstruções viárias.

    O Setranspetro destaca que a Turp Transporte possui linhas extensas, como a 700 – Terminal Itaipava, que percorre por 19,9 quilômetros em uma única partida, totalizando 39,8 quilômetros, se considerada uma viagem completa, de ida e volta. Com isso, a possibilidade de atrasos e até perdas de viagens na operação são inevitáveis, devido aos inúmeros engarrafamentos nas áreas de atendimento, como nas regiões do Retiro, Corrêas, Bonsucesso e vários pontos de Itaipava, fato este constatado diariamente por qualquer morador de Petrópolis.

    Ainda sobre a Turp Transporte, de todas as viagens não realizadas por motivo de interferência no trânsito, apenas 216 foram registradas como falha mecânica, equivalente a menos de 0,6%. Fatores, como a topografia da região de atendimento e problemas viários também contribuem para o aumento de falhas nos veículos, mesmo diante de uma das mais novas frotas que operam na cidade, com idade média de vida útil de apenas cinco anos e meio, resultado de constantes investimentos em renovação e aquisição de ônibus zero quilômetro. Somente entre 2021 e 2024, a Turp Transporte investiu R$ 46.721.150,57 na compra de ônibus novos.

    Os resultados positivos que vêm sendo registrados por todas as operadoras, reforçam o empenho das equipes de manutenção, que atuam 24 horas por dia, com protocolos e rotinas de manutenção corretiva, preventiva e preditiva, além da atuação das equipes de operação, administração e gestão.

    Sobre o micro-ônibus exclusivo:

    A Turp Transporte informa que, na manhã de ontem (25), recebeu representantes da Comunidade do Neylor, para uma reunião, onde foram discutidas propostas de ajustes na operação dos ônibus na região.

    A empresa ainda aproveitou o encontro, para explicar o recente caso de soltura da porta do micro-ônibus exclusivo, adquirido zero quilômetro pela empresa, em maio do ano passado.

    Os micro-ônibus, que possuem garantia de fábrica, estão registrando pouca durabilidade das roldanas originais, responsáveis pela sustentação da porta. O material vem se deslocando do eixo principal, saindo posteriormente do trilho, com a perda de aderência.

    De forma imediata, a Turp Transporte já está em contato com a fabricante, que está buscando por medidas que impeçam novos casos de soltura. Para isso, todos os veículos receberão peças originais de fábrica, ainda nesta semana.

    Em contrapartida, a Turp Transporte já contratou uma empresa terceirizada, que está produzindo moldes mais resistentes, até que a fabricante solucione o problema.

    Por fim, a Turp Transporte esclarece que, embora tenham semelhanças de uma van, os veículos possuem estrutura de um micro-ônibus convencional, com metragem inferior, que permite o acesso a locais exclusivos, de forma mais flexível. Conforme denominados em suas respectivas documentações de fábrica, os micro-ônibus exclusivos possuem todas as condições para a operação em Petrópolis, inclusive, dispondo de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

    Demais solicitações

    O Setranspetro e as empresas de ônibus esclarecem que toda multa aplicada pode ser contestada.

    Por fim, o Setranspetro afirma que o sistema de transporte tem o total compromisso com a transparência e com o cumprimento das leis, regulamentações e normas.”

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