• Empresas de ônibus de Petrópolis descumprem lei que obriga disponibilização de informações do veículo na parte traseira

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/11/2023 19:50
    Por Enzo Gabriel

    A Lei Municipal 8.403/22 obriga os ônibus de Petrópolis a disponibilizarem informações do veículo na parte traseira. De acordo com o texto da lei, ano de fabricação, início e término do tempo de uso permitido devem constar em todos os coletivos. No entanto, a determinação não vem sendo cumprida.

    A lei está em vigor há mais de um ano, tendo sido publicada em 1º de setembro de 2022, mas as medidas necessárias nunca foram adotadas pelas empresas. Nas ruas, é possível observar veículos das cinco viações sem qualquer tipo de adesivo com os dados, que visam aumentar a transparência sobre a idade da frota do transporte coletivo petropolitano.

    Em março deste ano, a Tribuna expôs o estado da frota de ônibus da cidade em relação a documentação e tempo de uso, com vários deles estando com a documentação atrasada e operando por mais anos que o permitido.

    A Tribuna de Petrópolis questionou o Setranspetro sobre o motivo das empresas não estarem cumprindo a lei. A CPTrans também foi procurada para falar sobre a fiscalização. Nenhuma das partes respondeu nossa equipe.

    Acidente nesta quinta-feira

    Um ônibus que fazia a linha 464 – Roncoroni bateu no muro de uma residência na tarde desta quinta-feira. Passageiros ficaram feridos e alguns precisaram ser levados para o hospital.

    O veículo envolvido no acidente está com a documentação atrasada, com o último licenciamento tendo sido feito em 2019, de acordo com o Detran. Além disso, a CPTrans informou que o coletivo havia sido reprovado em duas vistorias nos últimos dois meses, com a Petro Ita sendo multada, no entanto, o ônibus continuou em circulação.

    Últimas