Empresas de ônibus citadas em relatório do TCE acumulam denúncias de má prestação de serviços
Duas das três empresas de ônibus citadas no relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que determinou que a Prefeitura de Petrópolis realizasse nova licitação para o transporte público, acumulam denúncias de má prestação de serviços. As viações Petro Ita e Cascatinha são campeãs quando o assunto é atraso nas viagens e ônibus quebrados.
“Com frequência chego atrasada ao trabalho por causa do ônibus, que por algum motivo, não está no horário. Algumas vezes ele também quebra quando estou indo para casa, à noite, e tenho que subir toda a rua a pé. E também é comum quebrar quando está saindo do bairro. Aí temos que ficar um bom tempo esperando por outro”, contou a estudante Yasmim de Lima Grijó, de 21 anos.
Ela é moradora do Boa Vista e utiliza o ônibus da Viação Cascatinha diariamente. “Quando o ônibus atrasa de manhã fica o dia todo com o horário desorganizado”, comentou a estudante. Na última semana, os usuários da Viação Cascatinha ficaram sem ônibus quatro vezes por causa de acidentes e outras 203 partidas não foram realizadas porque os coletivos quebraram.
A jornalista Elaine Vieira também usa os ônibus da empresa. Moradora da Estrada da Saudade, ela conta que os atrasos são frequentes na região onde vive, e que depois da pandemia da covid-19, quando algumas linhas e horários foram suprimidos, a situação piorou. “Antes da pandemia tínhamos ônibus de 15 em 15 minutos. Hoje ficamos esperando por 45 minutos pelo transporte”, disse.
De acordo com o relatório do Tribunal de Contas do Estado, a Viação Cascatinha opera no sistema do transporte coletivo na cidade sem que tenha ocorrido uma licitação, o que é ilegal. Por esse motivo, o TCE determinou que a Prefeitura de Petrópolis inicie em 90 dias o processo licitatório. A licitação deve estar concluída, com o contrato com a empresa vencedora, até o segundo semestre de 2022.
Procurado pela Tribuna, o Setranspetro informou que as empresas de ônibus contam com um total de 265 profissionais contratados para o setor de manutenção, com equipes que trabalham 24 horas por dia, de segunda a domingo, realizando serviços de revisão, correção e manutenção preventiva, garantindo a segurança e o conforto dos colaboradores e passageiros.
De acordo com dados disponíveis para consulta, emitidos pelo Sistema de Monitoramento via GPS nos ônibus, verificado em tempo real pela CPTrans, em todo o mês de junho, a Petro Ita cumpriu 98,03% das viagens previstas no mês de junho, perdendo deste total apenas 1,78% por problema com veículo. E, por fim, a Cascatinha totalizou o cumprimento de 97,31% das partidas previstas, com 2,24% perdidas por problema com veículo, sendo as demais ocasionadas por questões relacionadas ao trânsito e estacionamento irregular.
Sobre a renovação da frota, as empresas disseram que, entre o final de 2019 e início de 2020, pouco antes do início da pandemia, adquiriram 43 ônibus novos, zero quilômetro. Entretanto, mesmo com os veículos recém-adquiridos, os problemas relacionados à mobilidade urbana e também às possíveis falhas mecânicas são inevitáveis, principalmente, em razão da falta de estrutura e qualidade viária em diversas regiões da cidade, com ruas esburacadas, excesso de quebra-molas, além de curvas acentuadas, que dificultam uma operação mais eficiente.
o Setranspetro pede que, para qualquer assunto relacionado à circulação dos ônibus, os passageiros entrem em contato diretamente através dos canais disponíveis de cada empresa de ônibus ou pelo Facebook do Setranspetro, para que o problema seja resolvido. Para isso, são primordiais detalhes pontuais como dia, horário, local, número da linha de ônibus e, de preferência, número de série do veículo.
O Setranspetro disse, ainda, que a Viação Cascatinha opera dentro do sistema de forma legal e legítima. A Prefeitura informou em nota, que já iniciou a elaboração do termo que dará origem ao edital.
O relatório do TCE também determina que a Prefeitura não prorrogue o contrato com as empresas Petro Ita e Cidade das Hortênsias e que antes do término contratual, que ocorre em 2025, realize licitações para as linhas que pertencem a essas viações. O contrato com essas empresas foi prorrogado em 2015 por um período de 10 anos. Tanto a Petro Ita quanto a Cidade das Hortênsias operam no sistema desde a década de 90.