Empresários querem um ‘pacotaço’ de medidas para salvar a economia de Petrópolis

  • 25/03/2020 00:01

    Pacotaço local

    O empresariado já começou a se movimentar para que o governo municipal apresente um pacote de medidas para proteger empregos e empresas da cidade. Ontem, a gente mostrou aqui a Prefeitura de Maricá colocando em prática um ‘pacotaço’ com medidas que somam injeção de R$ 80 milhões na economia da cidade.

    Pacotaço estadual

    O governador Witzel fez uma teleconferência com analistas econômicos, gente do FMI, Fundação Getúlio Vargas, IBGE e economistas da PUC-Rio. Tudo com objetivo de analisar o cenário para anunciar medidas, mas até agora nada ainda.

    Vacina 1

    Peraí, deixa ver se entendi direito. Programaram a vacinação de idosos de 70 a 79 anos nos postos de saúde, mas de manhã as 400 doses do PSFs do Alto da Serra acabaram. E vai ter reposição só a partir de hoje. Não é pior os velhinhos ficarem andando pra cima e pra baixo até conseguirem ser vacinados?

    Vacina 2

    Uma outra coisa que também não conseguimos entender. A Prefeitura diz que distribuiu 14 mil doses aos postos e três mil pessoas se vacinaram no primeiro dia. Como, então, faltou vacina? E as 11 mil doses foram parar onde? Se precisar, gente, Partisans emprestam aqui uma calculadora.

    Vacina 3

    No Centro de Saúde, movimentadíssimo no primeiro dia, desenharam  vários  ‘x’ no chão distantes uns dos outros, para as pessoas se posicionarem.  Nos outros postos, não.  Todo mundo ficou juntinho.

    Diferença 1

    Uma pergunta que talvez o Ministério Público possa também nos ajudar a esclarecer: com o coronavírus estão surgindo 49 leitos de UTI em Petrópolis, todos públicos. Porém, já vivemos outras épocas, não de pandemia, mas de falta de vagas, em especial no inverno e para idosos. Por que, então, naquelas ocasiões, não foi possível conseguir mais leitos? Qual a diferença?

    Diferença 2

    Petrópolis tem hoje 85 leitos de UTI entre adulto, pediátrica e neonatal. E terá mais 49 UTIs neste período de coronavírus. Então, podemos dizer que depois de passada a pandemia, a cidade terá 134 leitos de UTI, né? Porque os novos vão permanecer, não?

    Onde está?

    Cadê o vice-prefeito, Baninho? Tem mais de uma semana que não aparece nas fotos ao lado do prefeito Bernardo Rossi.  Testou positivo ou está em isolamento?

    Investimento

    O prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, comprou um hospital particular que será transformado em uma unidade para atendimento exclusivo aos pacientes diagnosticados com o novo coronavírus na cidade.  A antiga Casa de Saúde São José foi adquirida com recursos oriundos do Governo do Estado, e vai oferecer 40 novos leitos para tratamento de casos do Covid-19.

    Petrópolis  sendo… Petrópolis

    Um Partisans observou: na sexta a cidade viveu de um tudo. Apelo pros velhinhos irem pra casa, veranistas subindo a serra (e fervendo nos distritos como se  não houvesse amanhã), ônibus sendo presos por entrar na cidade, anúncio de mortes pelo coronavírus e por aí vai. De quebra, teve deslizamento de barreira, incêndio e alagamento na Coronel Veiga.

    Idosos 1

    O alerta do coronavírus preocupa Petrópolis porque a cidade é uma das que soma uma das maiores (em proporção ao número de habitantes) população de idosos do Estado: são 52.864 idosos (dados de agosto de 2019). Existe inclusive, pela coordenadoria do Programa da Saúde do Idoso, um levantamento por bairros, sendo o Alto da Serra o que têm a maior concentração: 799 idosos.

    Idosos 2

    E Petrópolis tem 180 pessoas com mais de 100 anos. Para este público, além de vacinar em casa, a prefeitura deve anunciar alguma medida especial de prevenção ao coronavírus.

    Higiene

     

    Na feira livre do Centro a prefeitura anunciou uma ‘pia’ para lavar as mãos. A tal pia é um barril azul de plástico com uma torneirinha adaptada e um pote de detergente ao lado. Tudo apoiando em cima de caixotes. Pior é anunciar isso com pompa e circunstância.  Foto de divulgação/PMP.

    Caramelo

    Esse é o Caramelo, cão de estimação dos funcionários da prefeitura do prédio da Koeler. Tem dado um apoio nas estratégias de combate ao coronavírus.  E fica ao lado do prefeito nas reuniões ao ar livre. Baninho já tá enciumado. Foto de redes sociais.

    Beleza sem igual

    Fique em casa agora para depois podermos sair e desfrutar de nossa linda cidade. Aqui, em foto de José Renato Lisboa Cordeiro, os jardins da Casa da Princesa Isabel.

     

     

     

     

     

     

    Últimas