• Empresários mantêm otimismo, apesar de queda na produção industrial

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/09/2018 11:35

    A atividade produtiva industrial em Petrópolis registrou nova queda em junho, mostram os dados da terceira edição da série Retratos Regionais – Cenário Econômico, divulgado pela Firjan esta semana. O volume de produção teve queda e a demanda foi suprida pelos produtos em estoque. Com isso, mais uma vez, a utilização da capacidade instalada seguiu abaixo da linha média histórica.

    O sentimento é o mesmo quando relacionado a condição financeira das companhias. “Sem vender e escoar suas produções e estoque, as empresas veem seus caixas vazios e, isso está ligado diretamente a falta de investimentos. Com dificuldades em acessar novas linhas de crédito, baixa margem de lucro, a situação financeira se mantém delicada e os empresários preferem não fazer planos de novos investimentos e, consequentemente, contratações”, explica a analista de estudos econômicos da Firjan, Júlia Pestana.

    A esperança vem com a possibilidade de aumento das vendas para o exterior nos próximos meses. Segundo o levantamento, os empresários entrevistados acreditam que haverá crescimento da demanda por produtos industriais, principalmente no mercado internacional. Este sentimento de otimismo também é dividido no estado do Rio e no Brasil, porém os empresários estão pessimistas quanto a novas contratações para os próximos meses. 

    Apesar disso, há alguns investimentos mapeados na região, que totalizam R$ 43,3 milhões e trazem boas perspectivas, como a drenagem dos rios Cuiabá, Santo Antônio e Carvão, obras de recuperação de encostas e projetos com recursos do Ministérios da Saúde.

    Mercado de trabalho

    No mercado de trabalho o saldo de contratações para o município no primeiro semestre se manteve negativo. Apesar das contratações do setor de Serviços (492), principalmente relacionado à educação (307), outros importantes setores da economia reduziram seus quadros, extinguindo postos de trabalho: Indústria (-236) e Comércio (-328).

    A série Retratos Regionais- Cenário Econômico traz palestras online sobre a economia do estado do Rio. Especialistas da Federação analisaram dados sobre todas as regiões do estado, além dos cenários econômicos internacional e do Brasil. As palestras, estão disponíveis no Youtube pelo endereço https://www.youtube.com/watch?v=7CojbdI0wmU.

    Últimas