• Empresários e integrantes do governo municipal conhecem exemplos de sucesso do Parque Tecnológico de São José dos Campos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/05/2021 11:11
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Uma comitiva formada por empresários ligados à Firjan, a diretoria do Serratec e membros da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico visitou esta semana o Parque Tecnológico de São José dos Campos, em São Paulo (SP). O objetivo foi conhecer um dos maiores centros de referência em inovação, pesquisa e tecnologia do Brasil e aprender como aplicar as boas práticas e modelos de sucesso em iniciativas regionais, como Serratec, o parque tecnológico da Região Serrana.

    “Nosso objetivo foi ampliar a rede de conhecimento, trocar experiências e trazer informações que possam contribuir com a competitividade das empresas da região. Tudo o que foi visto ajudará na construção do nosso próprio ambiente”, garantiu o empresário Luiz Antônio Daud, diretor do Sindicato da Indústria Eletrônica, de Informática, de Telecomunicações no Estado do Rio de Janeiro (Sinditec) e membro do Conselho Empresarial da Firjan.

    O PqTec reúne 400 empresas e instituições que atuam em setores de tecnologia da informação e comunicação, instrumentação eletrônica, geoprocessamento, aeronáutica, defesa, espacial, energia, saúde e biomedicina, além de tantas outras que se instalaram e vêm se instalando no complexo do PqTec para atender as demandas cruzadas. Há também um programa para startups que são incubadas e aceleradas dentro do Parque e recebem consultoria e monitoria com especialistas de diversas áreas.

    “O modelo proposto para o Serratec é diferente do que há em São José dos Campos, considerando principalmente as particularidades da Serra, mas foi possível extrair boas informações, conhecer soluções bem-sucedidas, além do histórico de investimentos e de tomadas de decisão que fizeram do Parque Tecnológico de São José dos Campos ser a potência que é. Foi uma excelente oportunidade de aprendizado e já pudemos vislumbrar ajustes de percurso para nosso arranjo produtivo de tecnologia e inovação”, explicou o presidente do Serratec, Marcelo Carius, acrescentando que “acredita ser possível se inspirar em estratégias de sucesso da cidade paulista no parque tecnológico da Região Serrana”.

    Além de conhecer a grandiosidade do PqTec, a visita também ajudou para sensibilizar o governo municipal sobre a necessidade de participação ativa nas iniciativas tecnológicas de Petrópolis e região. “Tentamos muitas vezes mostrar o papel imprescindível que o poder público deve ter na estruturação de um arranjo produtivo de inovação como o nosso. O governo não é o único player, mas sem essa participação dificilmente vamos alçar voos mais altos. Nessa visita, com os olhos e ouvidos atentos para um modelo vencedor, foi possível entender o tamanho da responsabilidade das políticas públicas para o sucesso de um projeto como esse, atuando, claro, em articulação com os outros setores que formam as quatro hélices”, declarou Marcelo Carius. As quatro hélices, a que se refere o presidente do Serratec, foi um ponto destacado por toda a comitiva no balanço da visita, e que balizam o modelo do ecossistema de inovação em São José dos Campos, porque integram empresas, universidades/centros de pesquisa, governo e comunidade.

    “Viemos aprender um pouco com empresas e instituições públicas e privadas que são referência em competividade, liderança, qualidade, produtividade, inovação e gestão, para oxigenar e fortalecer nossos próprios projetos de tecnologia e inovação”, destacou Marcelo Soares, secretário de Desenvolvimento Econômico de Petrópolis.

    Ele também enfatizou a vocação da cidade para o setor de tecnologia e inovação. “Tenho certeza de que estamos no caminho certo, mas devemos listar o que faz mais sentido para a nossa cidade, elencar prioridades e colocar um novo plano de ação em marcha. Não devemos pensar em uma cópia do que vimos, mas temos diversas qualidades que devem ser ressaltadas. Viemos para ver um Brasil que dá certo e voltamos para casa vibrantes, cheios de ideias para colocar em prática e com nossos laços ainda mais fortalecidos”, garantiu.

    O grupo também conheceu a sede da Embraer, uma das principais indústrias globais e a terceira maior fabricante mundial de aviões comerciais e executivos. Na visita os integrantes puderam conferir toda a linha de montagem dos E-Jets e aprender sobre os diferenciais da empresa, como a pintura de partes antes da montagem dos jatos, o que é reconhecido com uma prática premiada e que reduz custos e dá ganha de produtividade a empresa.

    Últimas