• Empresários da Rua 13 de Maio criam Corredor Gastronômico e Cultural

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/07/2021 17:26
    Por Luana Motta

    A Rua 13 de Maio se consagrou por si só como um ponto de encontro nos fins de semana. Bares e restaurantes se tornaram o point nas noites petropolitanas. Empresários da rua se reuniram para valorizar os talentos gastronômicos e boêmios local, dessa união está nascendo o Corredor Gastronômico & Cultural da Rua 13 de Maio (@rua13demaiopetropolis).

    De acordo com o empreendedor do segmento de turismo e marketing promocional Ruy Mascarenhas, idealizador da iniciativa, a ideia é que a região se torne um referencial cultural e de lazer para petropolitanos e visitantes.

    “Frequento a 13 já há bastante tempo como cliente dos bares e restaurantes ali presentes e pude acompanhar a evolução rápida do local, então já tenho um carinho especial por ele. A Rua 13 de Maio atingiu um ponto em que há muita diversidade de produtos, serviços e estabelecimentos de gastronomia e cultura, como a maioria das outras ruas de Petrópolis não conseguiram reunir. A ideia é realmente ser um roteiro turístico que as pessoas possam percorrer a pé, conhecendo sabores e experiências diversificadas, como acontece – nas devidas proporções, claro – em bairros como o Bixiga em São Paulo, por exemplo”, disse.

    A rua, que antes possuía em sua maioria oficinas mecânicas e lojas de ferragens, hoje possui vários estabelecimentos entre bares, restaurantes, lanchonetes, gastrobares, pizzaria e charcuteria. Até agora, doze estabelecimentos que já aderiram a iniciativa e possuem placas com a identidade visual do Corredor.

    De acordo com o Ruy, com a criação do Corredor, a rua ganha mais segurança e mais legitimidade para conseguir melhorias, beneficiando também moradores em serviços e benefícios. O que, segundo Ruy, beneficiará também a cidade, valorizando o setor de turístico local.

    Os empresários pretendem promover eventos que integrem os estabelecimentos, criar circuitos culturais e gastronômicos. E a longo prazo, a intenção é buscar cursos de aprimoramento contínuo. Segundo Ruy, serão propostas parcerias com universidades e o Sistema S para a capacitação e aperfeiçoamento do serviço turístico e gastronômico na região.

    Novo Corredor propõe ações socioambientais

    Além disso, os empresários propõem melhorias no descarte de resíduos. O grupo já está fechando uma parceria para a coleta de destinação final do óleo de cozinha utilizado pelos estabelecimentos. A proposta é que empresas do setor de artigos de limpeza recolham o óleo usado e em contrapartida, ofereceram doações de material de limpeza para entidades beneficentes da cidade.

    Últimas