• Empresários aprovam nova linha de crédito para MEIs e empresas de pequeno porte

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/09/2020 15:17

    Na última quinta-feira, 24 de setembro, foi publicada no Diário Oficial da União a Medida Provisória editada pelo Governo Federal criando o Programa Emergencial de Acesso a Crédito (PEAC-Maquininhas) que foi aprovado em julho pelo Congresso Nacional e destina até R$ 10 bilhões para Micro Empreendedores Individuais (MEIs) e empresas de pequeno porte usando como garantia a média das vendas feitas por máquinas de cartão de crédito no período de um ano antes da Pandemia da Covid-19.

    Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, Luiz Felipe Caetano da Silva e Souza, essa nova linha de crédito é muito bem vinda pelo empresariado, especialmente os pequenos que têm tido dificuldades para acesso a crédito, muitas vezes pela impossibilidade de apresentar garantias aos bancos.

    “Essa modalidade de usar a média das vendas pelas maquininhas de cartão de crédito como garantia facilita bastante o acesso ao crédito pelos pequenos empresários e agora até pelos MEIs que só têm o próprio negócio como garantia para um empréstimo. Nós aqui da CDL Petrópolis aplaudimos a iniciativa e, como sempre, esperamos que, de fato, esses recursos cheguem na ponta”, afirma Luiz Felipe.

    Esse novo programa de acesso ao crédito será coordenado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e, com base na média das vendas pelas máquinas de cartão de crédito, os empresários poderão obter empréstimos de, no máximo, R$ 50 mil com juros de até 6% ao ano, com prazo total de 36 meses, incluindo seis meses de carência.

    Últimas