• Empresa usa tubos usados de pasta de dente para fazer móveis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/08/2016 12:00

    Sabe aqueles tubos de pasta de dente que quando terminam você joga no lixo e demoram mais de 400 anos para se decompor no meio ambiente? Sabia que eles podem ser reutilizados como matéria-prima na fabricação de móveis, produtos para casa, indústria e em atividades do agronegócio? Pensando na sustentabilidade ambiental, que a empresa Ecofour está utilizando tubos de pastas na fabricação de equipamentos mobiliários sustentáveis, reutilizando materiais recicláveis, que geralmente vão para o lixo e que contenham alumínio e plástico em sua composição.

    A empresa, que é de São Paulo, está chegando em Petrópolis trazendo de volta ao ciclo produtivo os produtos que são jogados no lixo, na chamada "economia circular". Os tubos de pasta de dente, por exemplo, depois de serem processados e reciclados, viram armários, mesas, bancos, estrados de canil, casinhas para animais domésticos e utensílios para fazendas como comedouros para o gado.

    A ideia de fabricar os produtos surgiu a partir da experiência do diretor comercial da empresa, Adriano David, no uso dos tradicionais armários de ferro em empresas onde trabalhou. "Os armários quebravam com facilidade e enferrujavam muito. Percebi, então, que havia demanda no mercado por algo que fosse mais resistente e durável. Foi daí que pesquisei por um ano uma forma de unir essas características com o conceito de sustentabilidade, através da reciclagem", disse Adriano.

    De acordo com Adriano, o diferencial das peças feitas com tubos de pasta de dente frente a outras fabricadas de madeira, MDF, aço e outros materiais convencionais é que as placas confeccionadas pela empresa são bastante resistentes.  "Nossos móveis duram por anos. Eles podem ser expostos ao sol, chuva ou maresia que não vão sofrer nenhum dano.  As peças podem ser molhadas que não enferrujam, não apodrecem, não passam umidade e apresentam proteção natural antimofo e fungos", disse.

    Deborah Jappelli, gerente da Central Comercial da empresa em Petrópolis, diz que a marca tem o compromisso com a sustentabilidade e com o cuidado com o meio ambiente por meio da reciclagem. "Em uma primeira vertente, tiramos de circulação materiais poluidores, que podem contaminar o solo e as águas, sem falar nas centenas de anos que esses materiais levam para se decompor na natureza. Por outro lado, criamos produtos que são ecológicos, funcionais, bonitos e sustentáveis, sem agredir o meio ambiente", pontuou Deborah.

    Hoje, a Ecofour atua em, pelo menos, nove categorias de produtos, com destaque para a linha de armários, bancos e lixeiras desenvolvidas sob medida para empresas, fábricas, academias e clubes. "Pensamos na necessidade de cada cliente, por isso a ideia de criar a linha Eco Pet, voltada para cães e gatos, que é usada em clínicas veterinárias e canis; a linha Eco Garden com a confecção de peças de decoração para jardins e terraços; a linha Eco Campo – Agropecuária com cochos abertos e fechados para cavalos e gado; e a linha Eco City, com foco em colocar bancos, mesas e lixeiras reciclados em pontos de ônibus, praças, ruas e parques municipais", explicou Adriano.

    Para quem gostou e quer adquirir um dos produtos, a empresa possui em seu site uma loja virtual com os produtos e preços onde o cliente pode solicitar o orçamento.


     Ecofour lança Selo Verde de Estabelecimento Amigo do Meio Ambiente

    Para incentivar o descarte adequado dos tubos de pasta de dente e outras embalagens com alumínio e plástico, a Ecofour está lançando, em Petrópolis e em outros estados, o Selo Verde de Estabelecimento Amigo do Meio Ambiente.

    O projeto de conscientização visa à coleta das bisnagas, evitando que elas acabem contaminando o meio ambiente. Coletores na forma de tubo de creme dental são distribuídos em escolas, supermercados, mercados, lojas e empresas para que os consumidores possam efetuar o descarte correto do material.

    As empresas ou entidades que queiram participar do projeto podem entrar em contato com a Ecofour para se candidatar e receber o Selo Verde.


    Últimas