• Empresa fará dragagem de rios para período de chuvas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/10/2017 11:00

    A Secretaria de Obras anunciou ontem que vai fazer a dragagem de rios como preparação para a cidade enfrentar o período de chuvas. O serviço será realizado após autorização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) nos pontos onde há assoreamento, como próximo ao Palácio de Cristal e ao Obelisco. Outros locais serão mapeados. O trabalho, que integra o Plano Verão, será realizado em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, a Comdep e a Águas do Imperador. 

    Máquinas e caminhões da Secretaria de Obras e da Comdep que foram recuperados pelas pastas serão utilizados para a limpeza. A Secretaria de Meio Ambiente formalizou um termo de ajustamento de conduta com uma empresa, que fará a dragagem de rios como forma de compensação do impacto ambiental da obra que está promovendo. A Águas do Imperador também vai ajudar no trabalho. 

    “O período de chuva está chegando e vamos fazer um serviço que é primordial para evitar alagamentos na cidade. Esse é o momento de prevenir”, diz o prefeito Bernardo Rossi.  

    O assoreamento acontece com acúmulo de areia, terra, lixo e outros sedimentos, muitas vezes ocorrendo de forma natural. Com o excesso de detritos, o leito do rio acaba prejudicado, provocando cheias em dias de chuva intensa e transbordamentos – já que a água disputa espaço com esses outros materiais. Por isso, é necessário remover o que atrapalha o curso da água. 

    “Já estamos planejando todo serviço e assim que o Inea der o aval, vamos começar a fazer a remoção de terra que deixam os rios assoreados”, afirma o secretário de Obras, Ronaldo Medeiros. 

    Esse serviço vem sendo feito desde o início do ano de forma manual pela Comdep, com uma equipe deslocada para fazer a remoção de lixo verde do leito de rios, córregos e lagos. O trabalho já aconteceu em locais como Alto da Serra, Cascatinha, Esperança, Independência, Morin, Quarteirão Brasileiro, Quitandinha, Retiro e Centro. Em outubro, por exemplo, o túnel extravasor da Rua Souza Franco começou a ter lixo removido do curso da água. 

    O trabalho realizado nos rios integra o esforço do Plano Verão, que prevê uma série de ações de prevenção e resposta para enfrentar o período mais chuvoso na cidade, entre novembro e abril. Ele lista procedimentos dentro de cinco áreas (deslizamentos de terra, inundações, rolamentos de blocos rochosos, vendaval e tempestades de raio). 

    Além da limpeza dos rios, a Secretaria de Obras está promovendo outras ações como desobstrução de galerias de águas pluviais e de ralos, já tendo passado em mais de 230 pontos da cidade neste ano. 

     


    Últimas