• Empresa é contratada para realizar coleta de lixo em Petrópolis de forma emergencial; valores não são divulgados

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/07/2023 18:08
    Por Enzo Gabriel

    Com o fim do contrato com o consórcio Limp-Serra, a Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) realizou a coleta de lixo no município nesta quarta-feira (19). Como as licitações que definiriam as novas empresas que assumiriam o serviços estão suspensas, a Prefeitura informou que contratou uma empresa de forma emergencial por 180 dias ou até a conclusão do processo licitatório. Os valores do contrato não foram divulgados e não constam no Portal da Transparência.

    A licitação para a contratação de empresa para a locação de equipamentos e caminhões a serem utilizados na coleta de resíduos sólidos urbanos foi suspensa no dia 4 de julho após uma decisão liminar expedida na 4ª Vara Cível de Petrópolis. Já na outra concorrência, aberta para a contratação de empresa para a prestação de serviço especializado para operação de transbordo e destino final de resíduos sólidos urbanos, a suspensão veio através do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. Com isso, a licitação ficou sem data para ocorrer.

    Questionada sobre a execução dos serviços, a Comdep afirmou que iniciou a operação da coleta de resíduos domiciliares com mão de obra própria, seguindo o modelo da Comlurb no município do Rio de Janeiro.

    Em relação a suspensão das licitações, a Prefeitura ressaltou que “tem a certeza de que o bom senso vai prevalecer, tanto por parte da Justiça quanto do Tribunal de Contas do Estado – este, que foi induzido ao erro, suspendendo o processo licitatório que estava em curso sem levar em conta de que o próprio consórcio que prestava serviço, por meio de uma das empresas, encerrou as atividades e manifestou não ter interesse em prosseguir com a prestação do serviço”.

    A Tribuna de Petrópolis entrou em contato com a Prefeitura reforçando o interesse na divulgação de mais detalhes acerca da empresa contratada e dos valores acordados, mas não obteve respostas até o fechamento da matéria.

    Últimas