• Empreendedorismo: a nova moda sustentável

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  • 06/11/2016 07:00

    Uma ideia simples que transformou a vida de duas jovens petropolitanas que de jornalistas tornaram-se empreendedoras no mundo da moda. Camila Carvalho Alves, 23, e Lia Saraiva Perrotta, 24, criaram há dois meses a marca Camélia – Minimimos – para a venda de ecobags personalizadas. A ideia surgiu no ano passado e desde então as amigas passaram a estudar as possibilidades do projeto e como colocá-lo em prática.

    As jovens se conheceram na faculdade e o laço de amizade permaneceu mesmo após o fim do curso. Além da profissão em comum, Camila e Lia compartilham também das mesmas ideias quando se trata de empreender e criar novos projetos. "Entre os muitos planos que elaboramos nos últimos tempos, a ideia de fazer ecobags personalizadas foi a mais viável, já que temos todo o maquinário necessário para a fabricação das peças", conta Lia.

    Além disso, as jovens perceberam que havia uma demanda no mercado por esse produto, já que esse tipo de bolsa, quando encontrada, não é acessível ou não é prática e bonita. "Você não consegue encontrar ecobag em lojas na cidade, só em sites e, nesse caso, são vendidas apenas em grandes quantidades," explica Lia.

    Camila explica que a necessidade de encontrar o produto tornou-se uma oportunidade para pôr em prática um dos vários projetos que ela e Lia já haviam elaborado, além de conseguir um retorno financeiro fazendo o que gostam. "Essa foi a primeira vez que trabalhamos com um produto feito artesanalmente, mas descobrimos que temos jeito para o negócio! Além disso, tínhamos toda a estrutura necessária para a confecção das ecobags".

    As bolsas são pintadas a mão, em algodão cru e são ecologicamente sustentáveis. O interessante é que o trabalho das jovens trouxe um novo conceito para as ecobags, fugindo do padrão no qual a bolsa é comercializada. "A ideia era poder oferecer uma bolsa bonita e descolada, que possa ser usada em qualquer ocasião, não apenas para levarmos para o mercado. Além disso, queríamos oferecer um produto personalizado, exclusivo, até mesmo para ser dado de presente", revela Lia.

    O processo de elaboração do projeto, criação e fabricação, até a comercialização das ecobags foi relativamente rápido. Desde que começaram a divulgar a marca e o produtos nas redes sociais e em feiras, em agosto, Camila e Lia já venderam mais de 80 bolsas. As jovens já receberam encomendas de diversas pessoas não só de Petrópolis como também de outras cidades no estado do Rio de Janeiro.

    Entre as estampas que mais fazem sucesso entre o público estão as da Frida Kahlo e as de gatinhos. As inspirações para os desenhos surgem das tendências tanto do mundo da moda, quanto de movimentos sociais e também dos gostos das jovens. Porém, elas revelam que a demanda principal é pelo produto personalizado. O contato direto com o cliente é outro diferencial da marca, já que Lia e Camila fazem questão de oferecer uma peça de qualidade, seguindo exatamente aquilo que a pessoa pediu.

    Para o futuro, a Camélia quer oferecer outros tipos de bolsas e outros produtos, também personalizados. "Queremos continuar com nosso trabalho sob encomenda, mas ter também peças extras para levarmos nosso trabalho para feiras e outros eventos ligados ao artesanato e a moda", conclui Camila.

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