• Empacotadores: Extra volta a ser autuado

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  • 10/03/2016 08:55

    Mais uma ação foi realizada pelo Procon de Petrópolis na tarde de ontem (9). Por voltadas 16h30, uma equipe foi ao supermercado Extra, localizadona Rua Paulo Barbosa, para entregar um auto de infração à gerência do espaço pelo fato do estabelecimento ainda funcionar sem empacotadores em todos os 24 caixas. Mas ao chegar no local, o coordenador do Procon,Jorge Francis Badia, decidiu que vai adotar outro tipo de abordagem nos próximos dias e afirmou que acionará a Secretaria de Fazenda do município para iniciar um estudo de cassação dealvará do supermercado.Isso porque além da falta de empacotadores no local, 13 caixas estavam fechados,o que gerou enormes filas que se formaram nos 11 caixas que estavam atendendo os clientes.Outro problema era o calor, que incomodou ainda mais a esperados consumidores que precisavam ser atendidos. Algumas pessoas aguardavam mais de 30 minutos na fila para pagar os produtos escolhidos.Há alguns meses o Procon Petrópolis vem acompanhando a situação de vários estabelecimentos da cidade. No caso do Extra, a gerência já havia sido notificada verbalmente, depois foi efetivamente notificada, em seguida foi aberto um processo administrativo que correu concomitante com o auto de infração entregue ontem.A partir de agora, o estabelecimento tem um prazo de 10 dias para se adequar às modificações que precisam ser feitas, caso contrário será multado em um valor de R$ 50 mil,que no caso de reincidência vai dobrando. “O auto de infração é o último passo antes da multa.A situação desse supermercado é lamentável e de longe a pior já vista em todos os mercados do centro da cidade. Um verdadeiro desrespeito! Por isso,vamos adotar outra medida com eles. A intenção é que o consumidor seja atendido com respeito e com seus direitos garantidos. Portanto, se eles forem multados e reincidirem no erro, com base no artigo 59 do Código do Consumidor e o auxílio da Secretaria de Fazenda podemos pedir a cassação do alvará”, afirmou Badia.Ainda segundo ele, os consumidores acabam não tendo opção e voltam a comprar no local. “Eles têm um cartão de fidelização do cliente quedá inúmeras vantagens e, por isso, as pessoas retornam,mesmo diante de tantos problemas”,considerou.Quem estava na fila confirmoua teoria. “Estou há 30 minutos na fila para levar apenas três produtos, mas como faço as compras no cartão do supermercado não deixo de vir. Porém é aquilo,quando venho no Extra já sei que vou perder a tarde inteira, independentemente da quantidade de coisas que eu comprar”, disse a dona de casa Maria de Lurdes.O aposentado de 72 anos João Pereira Nascimento, apesar de não ter o cartão, reclamou da fila. “Estou em pé neste calor há cerca de 15 minutos e tem muita gente na frente. Nem mesmo caixa preferencial eu vi por aqui.Um absurdo!”, considerou.

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