• Emaranhado de fios leva risco à população da cidade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/02/2016 12:00

    A fiação totalmente embolada, o excesso de fios nos postes, pedaços soltos e até rolos de sobra deles pendurados podem ser vistos em diversos bairros da cidade, assim como no Centro. A olho nu a percepção é de que são verdadeiras gambiarras e o emaranhado de fios pode causar riscos à população. Uma norma técnica esclarece que cada equipamento pode receber no máximo cinco fios adicionais aos de eletricidade, porém não é isso que acontece em Petrópolis. Os múltiplos fios correspondem a cabos de telefonia, TV a cabo e internet. O Procon oficializará os órgãos municipais e também a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para esclarecimentos.

    Resoluções da Anatel e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) preveem o compartilhamento de postes de energia elétrica com empresas de telecomunicação, visto que cada uma deve ocupar um ponto dos cinco disponíveis por poste. O valor mensal do ponto é até R$ 4 por unidade (o custo é revertido em desconto na conta de energia) e quando o serviço é desativado cabe às empresas e à fornecedora de energia fazerem a retirada dos fios. Porém, não é o que acontece. 

    De acordo com o coordenador do Procon, Jorge Francis Badia, apesar de ser atribuição da Secretaria de Fazenda, por meio da fiscalização de Posturas, no problema há relação de consumo, ainda que seja por equiparação. “Vamos encaminhar a notificação aos órgãos municipais e também à Anatel para que se expliquem. Após dez dias atuamos e abrimos processo administrativo que pode gerar multa e até mesmo cassação de alvará. A atuação dessas empresas não pode colocar em risco a população, além de tornar feias nossas ruas”, afirma.

    Muitos postes ficam bem próximos a residências, aumentando o risco de descarga elétrica, rompimento da fiação e até mesmo de curto-circuito. Por todo o caminho da Estrada Mineira podem ser percebidas as embolações dos fios. O morador da região, Luiz Antônio, se vê de mãos atadas e questionado se o problema teria sido levado aos órgãos competentes, ele respondeu com outra questão: “Adianta falar alguma coisa?”. 

    A situação é encontrada também pelo Retiro e no ponto de ônibus da Praça Dom Pedro que, além de muita embolação, teve um fio arrebentado por meses. A concessionária Ampla, responsável pelo abastecimento de energia da cidade, foi questionada sobre a fiscalização dos excessos e retirada dos fios, controle de instalação e ainda a respeito da data de limpeza dos postes, porém até o fechamento desta edição não respondeu ao contato.



    Últimas