Em visita a Petrópolis, Ministro Carlos Brito lança boletim para fomentar Turismo Religioso

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  • Boletim de Inteligência irá garantir a divulgação de eventos do setor e deve colocar Petrópolis no mapa nacional do segmento

    01/jul 09:13
    Por João Vitor Brum

    Durante visita a Petrópolis, o ministro do Turismo, Carlos Brito, lançou o Boletim de Inteligência de Mercado no Turismo, nova estratégia do governo federal voltada para o segmento de Turismo Religioso, uma das vocações do município. O circuito religioso de Petrópolis conta com mais de 20 templos para visitação.Também foi anunciada a divulgação da Cidade Imperial em feiras nacionais e internacionais de turismo, por meio da Embratur, com o objetivo de fomentar ainda mais o setor. 

    O lançamento do Boletim foi feito em um almoço realizado em um restaurante em Araras, nesta quinta-feira (30), com a presença do executivo municipal e de representantes de cidades vizinhas como Teresópolis, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu e Nova Friburgo. O ministro do Turismo destacou que Petrópolis tem uma grande vocação para o segmento.

    “Hoje viemos anunciar aqui a campanha para reforçar cada vez mais o nosso turismo religioso. Petrópolis tem um grande potencial nesse setor e toda a parte promocional será realizada pelo Ministério do Turismo para que a gente possa promover ainda mais o município”, disse o ministro Carlos Brito.

    O circuito religioso de Petrópolis conta com mais de 20 templos religiosos, com destaque para a Catedral São Pedro de Alcântara, reinaugurada nesta quinta-feira; Trono de Fátima, Igreja Luterana; Sinagoga Israelita; Santuário Vale do Amor; e Mesquita Muçulmana Baitul Awal.

    O objetivo do Boletim é disponibilizar informações qualificadas e detalhadas sobre Turismo Religioso, além do mapeamento do segmento no Brasil, com informações por Unidade da Federação sobre os principais destinos brasileiros, seus atrativos, principais eventos a cada mês do ano, assim como as religiões relacionadas a essas práticas e espaços sagrados.

    “O boletim traz algumas informações importantes para balizar todo o trade turístico. Traz os principais eventos que ocorrem no país, quais são as principais cidades e, também, algumas curiosidades”, explica o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Fábio Pinheiro.

    Cidade deve ser divulgada em feiras nacionais e internacionais

    Ainda durante a visita à cidade, que também contou com uma parada no Palácio de Cristal para conferir o andamento das obras, o ministro do Turismo Carlos Brito anunciou que será ampliada a divulgação da Cidade Imperial em feiras nacionais e internacionais do setor, para incentivar cada vez mais a visitação da cidade. 

    “Petrópolis tem um potencial incrível, é uma cidade que tem tudo para se destacar no Brasil e no mundo. Nossa visita é para reforçar cada vez mais a parceria com o município e com o Estado do Rio de Janeiro, para que a gente possa divulgar tanto para o Brasil quanto para o mundo através da Embratur”, destacou o ministro.

    O presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Fabiano Barros, que fez parte do grupo que recepcionou o ministro, aproveitou para apresentar algumas demandas do segmento como a divulgação do destino Petrópolis no exterior, apoio para a concretização de um centro de convenções e presença de Petrópolis na Abav Expo 2022, o maior evento do setor de turismo do Brasil.

    “O ministério tem dado relevância a Petrópolis e fez mais uma demonstração de apreço e reconhecimento pelo trabalho que o setor desenvolve garantindo a presença do município no estande do órgão na Abav, entre os dias 21 e 23 de setembro, em Pernambuco, um pedido que fizemos junto com a TurisPetro e se mostrando sensível aos pleitos do setor”, disse o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Fabiano Barros.

    “Petrópolis é uma cidade de grande representatividade no Brasil e é um local que está no nosso radar. Vamos levar a Brasília o potencial que essa cidade tem e a partir disso, divulgar o destino para todo o mundo”, disse Camila Souza, gestora do escritório sudeste da Embratur.

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