Em três meses de funcionamento, Disque Idoso registrou 3 mil atendimentos
Denúncias de violência contra a pessoa idosa estão no topo dos casos recebidos pelo Disque Idoso 165, correspondendo a mais de 25% do total de demandas atendidas. A central, que é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Juventude e Envelhecimento Saudável (Seijes), é voltada para atender as demandas da população 60+ do Estado do Rio e completou três meses no fim de janeiro. Durante o período, quase 3 mil ligações foram recebidas e o aplicativo teve cerca de 2 mil downloads.
Além das denúncias relacionadas à violência, estão no top 5 de atendimentos questões de conflitos familiares (8,9%), informações a respeito de benefícios e direitos (7%), informações sobre transportes (6,6%) e orientação jurídica (5,3%).
Com o objetivo de oferecer suporte à população com 60 anos ou mais, especialmente em casos de violência, orientações sobre direitos, serviços de saúde e outras necessidades, o serviço pode ser acessado por telefone ou pelo aplicativo “Disque Idoso 165”.
Aplicativo Disque Idoso 165
O aplicativo Disque Idoso 165 é uma iniciativa pioneira no país e oferece diversos serviços, como atendimento via chat, agendamento de consultas médicas com lembretes e a possibilidade de cadastrar uma rede de proteção (família, cuidadores e amigos), que será acionada por SMS ou WhatsApp em situações de emergência. Além disso, o aplicativo conta com um “botão de pânico”, que, em casos de urgência ou violência, aciona diretamente a Polícia Militar.
Para baixar, é necessário entrar na loja de aplicativos do celular e procurar pelo “Disque Idoso 165”. O aplicativo é exclusivo para cidadãos com 60 anos ou mais.
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